O treinador Abel Ferreira do Palmeiras, reúne diversas características de um ídolo no Palmeiras. Anunciado em outubro de 2020, aos poucos ele foi conquistando o seu espaço no futebol brasileiro e foi alçado ao patamar de lenda histórica da equipe alviverde.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJwOGpPUWZPRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Parte importante disso tem a ver com a quantidade de títulos conquistados com a camisa do Verdão. Até agora, já são cinco troféus erguidos, sendo três deles em disputas internacionais com o selo da Conmebol e dois originais de algumas das principais competições do Brasil. O mais recente, saiu do Paulistão em cima do rival São Paulo.
Não fosse pelas taças, o Palmeiras ainda se destacaria dos seus adversários nas ligas e nos torneios domésticos pelo alto fator de competitividade. O time de Abel nunca se deixou levar pelas críticas contra o estilo de jogo “feio” apresentado e, para rebater os mais maldosos, respondeu sempre dentro de campo.
Por essas e outras, o português mais vitorioso que já assumiu um clube brasileiro entrou para o hall de ídolos do Alviverde. A sua influência dentro e fora dos gramados, o seu estilo conservador e ao mesmo tempo ganhador e até mesmo o comportamento “quente” são pontos que ajudam a desenhar a trajetória do treinador na equipe.
Abel Ferreira no nível de lendas do Palmeiras
Um número importante do currículo de Abel Ferreira é o de partidas disputadas pelo Palmeiras. Ao todo, já são 123 jogos concluídos desde a sua estreia contra o Red Bull Bragantino em duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, que mais tarde seria colocada na Sala de Troféus do Allianz Parque.
O número total de aparições do português faz com que ele apareça entre os 10 treinadores que mais comandaram o time entre 1914 e 2022. Com apenas uma passagem, ele encosta em Dudu, aposentado, cujo histórico é de 141 jogos concluídos. O líder dessa lista é Oswaldo Brandão, com impressionantes 562 encontros.
Confira o Top 10:
Técnicos que mais dirigiram o Palmeiras (1914-2022):
562 – Oswaldo Brandão
484 – Luiz Felipe Scolari
410 – Vanderlei Luxemburgo
305 – Ventura Cambon
253 – Rubens Minelli
196 – Aymoré Moreira
178 – Mário Travaglini
153 – Filpo Nuñez
141 – Dudu
[123] – Abel Ferreira— Rodolfo Rodrigues (@rodolfo1975) May 14, 2022

