Home Futebol Botafogo decide adotar postura de ‘neutralidade’ sobre Liga

Botafogo decide adotar postura de ‘neutralidade’ sobre Liga

Glorioso faz parte de grupo de times que não adotou posição alguma sobre criação de liga brasileira; clube deseja discussão sobre valores e deseja ‘consenso’

Por Victor Martins em 10/05/2022 13:25 - Atualizado há 4 anos

Divulgação/Site Oficial do Botafogo

O assunto da formação de uma liga brasileira de clubes vem dando o que falar nos últimos dias no país, com muita discussão e times adotando posturas e posicionamentos diferentes quanto ao assunto. O Botafogo, no entanto, tem tentado se manter ‘alheio’ às discussões.

Segundo o Lance!, o Glorioso ainda não se posicionou quanto aos dois lados da questão da criação da Liga. A equipe carioca não foi uma das que assinaram a criação da Libra, que reúne nove clubes na criação de uma entidade para reger a disputa do Campeonato Brasileiro. E também não se juntou ao grupo de 23 que decidiram se unir numa ‘contraproposta’ à organização.

O Alvinegro faz parte de um ‘terceiro grupo’, este de oito times dentre os da Séries A e B que não escolheram nenhuma das posições sobre a criação da liga. No caso dos botafoguenses, a posição de ‘neutralidade’ é motivada por esperar a conclusão de toda a polêmica que gira em torno destas organizações antes de tomar sua decisão sobre qual lado ou não tomar nas discussões.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJVUjdZemY4UCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O clube tem feito pedidos por ‘união’ entre os clubes que adotam lados opostos na formação da liga. O contato maior dos dirigentes do clube, embora não tenha assinado o acordo de criação, é com os times que foram a Libra, mas por outro lado, o Glorioso tem sido favorável ao diálogo entre as partes e buscando que os dois lados entrem em consenso. Mas no termo que tem dividido os clubes, já demonstrou opinião.

A divisão de valores entre os membros da Liga é um ponto ao qual o Botafogo admite querer rever com os criadores da liga. A proposta da Libra é de que a cota seja dividida com 40% divididos para todos os times de forma igual mais 60%, estes divididos em metades que contemplam desempenho esportivo e ‘engajamento’. O clube de General Severiano deseja que estes valores possam ser revistos pela Liga antes de se definir oficialmente sobre qual lado tomar.

O Botafogo é favorável à criação da Liga e tem sido representado nas negociações por Jorge Braga, CEO do clube. Mas tem demonstrado ‘não querer pressa’ para que a entidade saia do papel. Há a chance de que a posição botafoguense se torne mais clara na quinta-feira (12), quando os clubes se reunirão para discutir novamente o assunto.

Exit mobile version