Home Mídia Esportiva e bastidores Por “mais tranquilidade”, CBF comemora volta de Libertadores para Globo

Por “mais tranquilidade”, CBF comemora volta de Libertadores para Globo

Globo terá os direitos de transmissão da Libertadores entre as temporadas de 2023 e 2026

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

A Globo venceu a disputa com o SBT e ganhou a corrida pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores na TV aberta a partir de 2023, e quem comemorou a vitória da emissora carioca foi a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Segundo informações divulgadas pela coluna do jornalista Gabriel Vaquer, no site Notícias da TV, o motivo da comemoração da entidade está relacionado ao calendário do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com a publicação, a torcida a favor da Globo vinha principalmente da direção de competições da CBF, atualmente comandada por Júlio Avelar, ex-executivo da Fifa, e até mesmo o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, que também tinha interesse no retorno da competição para a emissora carioca.

Com o desejo da Globo em voltar a exibir jogos da Libertadores às quartas, “a CBF entende que terá mais tranquilidade para montar o calendário de transmissões às quartas e domingos”, já que sua relação com a emissora é bastante próxima.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O SBT mudou os jogos da Libertadores para terças-feiras, fazendo com que a CBF tivesse que mexer no calendário das principais competições nacionais – Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil – deixando times populares como Flamengo e Palmeiras, por exemplo, impossibilitados de ter seus jogos agendados para o domingo, considerado dia nobre do futebol na Globo, devido a regra das 66 horas entre um jogo e outro para evitar desgaste físico entre os atletas.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJwSDVtQUNWOSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Libertadores na TV a partir de 2023:

Além da Globo na TV aberta, a Copa Libertadores entre 2023 e 2026 será transmitida na TV fechada pelos canais ESPN (Grupo Disney) e Paramount, que levaram os dois pacotes que incluem todos os jogos da competição. O site OneFootball ficou com os highlights do torneio.

PUBLICIDADE

Sem a Libertadores, o SBT ficou com os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana, o segundo torneio mais importante da Conmebol, podendo exibir 13 partidas por temporada. 

PUBLICIDADE

Em entrevista ao ‘Lance!’, o narrador Téo José, do SBT, falou sobre a mudança dos direitos de transmissão da Libertadores para a Globo e a possiblidade da emissora exibir a Copa Sul-Americana.

– A gente vai fazer a mesma coisa que fizemos com a Libertadores, que chegou agora ao topo em termos de disputa de direitos, valores e interesse. Espero que quem ficou com ela faça o mesmo trabalho, por que a gente deixou ela em um patamar bem alto. A prateleira está alta. Espero que eles mantenham na prateleira alta. E vamos fazer o mesmo com a Sul-Americana – disse.

– A saída da Libertadores não aconteceu ainda. Temos um campeonato lindo pela frente. Estou sentindo que vai sair mais uma final brasileira. As duas últimas foram no SBT. A melhor cobertura em TV aberta foi a gente que fez: essa última entre Flamengo e Palmeiras. Nunca uma emissora fez o que a gente fez, ficar tanto tempo no ar antes, durante e depois e com conteúdo. Então eu quero fazer melhor do que a gente fez nesse ano. E que as outras emissoras mantenham o mesmo nível pois o torcedor merece o que a gente está fazendo  – acrescentou.

Better Collective