A Globo venceu a disputa com o SBT e ganhou a corrida pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores na TV aberta a partir de 2023, e quem comemorou a vitória da emissora carioca foi a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Segundo informações divulgadas pela coluna do jornalista Gabriel Vaquer, no site Notícias da TV, o motivo da comemoração da entidade está relacionado ao calendário do futebol brasileiro.
De acordo com a publicação, a torcida a favor da Globo vinha principalmente da direção de competições da CBF, atualmente comandada por Júlio Avelar, ex-executivo da Fifa, e até mesmo o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, que também tinha interesse no retorno da competição para a emissora carioca.
Com o desejo da Globo em voltar a exibir jogos da Libertadores às quartas, “a CBF entende que terá mais tranquilidade para montar o calendário de transmissões às quartas e domingos”, já que sua relação com a emissora é bastante próxima.
O SBT mudou os jogos da Libertadores para terças-feiras, fazendo com que a CBF tivesse que mexer no calendário das principais competições nacionais – Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil – deixando times populares como Flamengo e Palmeiras, por exemplo, impossibilitados de ter seus jogos agendados para o domingo, considerado dia nobre do futebol na Globo, devido a regra das 66 horas entre um jogo e outro para evitar desgaste físico entre os atletas.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJwSDVtQUNWOSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Libertadores na TV a partir de 2023:
Além da Globo na TV aberta, a Copa Libertadores entre 2023 e 2026 será transmitida na TV fechada pelos canais ESPN (Grupo Disney) e Paramount, que levaram os dois pacotes que incluem todos os jogos da competição. O site OneFootball ficou com os highlights do torneio.
Sem a Libertadores, o SBT ficou com os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana, o segundo torneio mais importante da Conmebol, podendo exibir 13 partidas por temporada.
Em entrevista ao ‘Lance!’, o narrador Téo José, do SBT, falou sobre a mudança dos direitos de transmissão da Libertadores para a Globo e a possiblidade da emissora exibir a Copa Sul-Americana.
– A gente vai fazer a mesma coisa que fizemos com a Libertadores, que chegou agora ao topo em termos de disputa de direitos, valores e interesse. Espero que quem ficou com ela faça o mesmo trabalho, por que a gente deixou ela em um patamar bem alto. A prateleira está alta. Espero que eles mantenham na prateleira alta. E vamos fazer o mesmo com a Sul-Americana – disse.
– A saída da Libertadores não aconteceu ainda. Temos um campeonato lindo pela frente. Estou sentindo que vai sair mais uma final brasileira. As duas últimas foram no SBT. A melhor cobertura em TV aberta foi a gente que fez: essa última entre Flamengo e Palmeiras. Nunca uma emissora fez o que a gente fez, ficar tanto tempo no ar antes, durante e depois e com conteúdo. Então eu quero fazer melhor do que a gente fez nesse ano. E que as outras emissoras mantenham o mesmo nível pois o torcedor merece o que a gente está fazendo – acrescentou.
Meus amigos, eu voltei!
Globo vai transmitir jogos da Libertadores de 2023 a 2026 https://t.co/mZBR76KTfN
— ge (@geglobo) May 12, 2022

