Home Futebol Com hotel acoplado, belíssima Arena Kombëtare, na Albânia, recebe a final Roma x Feyenoord; conheça

Com hotel acoplado, belíssima Arena Kombëtare, na Albânia, recebe a final Roma x Feyenoord; conheça

Estádio na capital Tirana será palco da decisão da Uefa Conference League entre Roma e Feyenoord

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao
PUBLICIDADE

A primeira edição da Uefa Conference League conheceu nesta semana os dois clubes que jogarão a grande final da temporada 2021/2022 da competição no próximo dia 25 de maio: Roma, da Itália, e Feyenoord, da Holanda.

A Roma avançou à final após eliminar o Leicester, da Inglaterra, fazendo 2×1 no placar agregado da semifinal, enquanto o Feyenoord passou pelo Olympique de Marseille, da França, com 3×2 na soma das duas semis.

Italianos e holandeses medem forças pelo título do torneio europeu na Arena Kombëtare (ou Arena Nacional, em português), localizada na cidade de Tirana, capital da Albânia. Por conta da venda dos naming rights, o estádio passou a ser chamado de Air Albania Stadium.

PUBLICIDADE

O estádio é relativamente novo, inaugurado em 17 de novembro de 2019 com a partida entre a seleção da Albânia diante da França, válida pelas Eliminatórias da Euro 2020.

PUBLICIDADE

Na ocasião, os franceses venceram por 2×0. O primeiro gol da história da arena foi anotado pelo volante Tolisso, aos 9 minutos do primeiro tempo. O atacante Griezmann ampliou o placar ainda na etapa inicial.

A capacidade oficial da Arena Kombëtare é de 21.690 espectadores. O recorde de público foi registrado justamente no jogo inaugural entre Albânia e França, que teve 19.228 torcedores presentes.

Arquitetura moderna e hotel acoplado

O estádio na capital albanesa foi projetado por Marco Casamonti, do escritório de arquitetura italiana Archea Associati. A construção durou pouco mais de 3 anos, de junho de 2016 a outubro de 2019.

A Arena Kombëtare teve um custo estimado de 85 milhões de euros (R$ 455 milhões na cotação atual). Ela foi erguida no mesmo lugar onde ficava o antigo Estádio Qemal Stafa, que havia sido construído em 1936 com capacidade para 19.600 pessoas.

PUBLICIDADE

Bastante moderno, o novo estádio albanês tem uma torre espelhada de 112 metros de altura com uma unidade da famosa rede de hotéis Marriott acoplada – são 80 quartos e a maioria das suítes tem vista completa do gramado.

O complexo ainda conta com um shopping center, algumas lojas, restaurantes, cafeterias, museu de história, centro de convenções e 256 vagas de estacionamento subterrâneo.

Além da seleção albanesa, o estádio também recebe jogos do Dínamo Tirana e do Partizani, clubes tradicionais do futebol local.

Transmissão da final da Conference League

PUBLICIDADE

A final Roma x Feyenoord terá transmissão ao vivo para o Brasil por SBT, ESPN e Star+. O confronto do dia 25 de maio, uma quarta-feira, está agendado para 16h00 (de Brasília).