Fórmula 1: Ferrari admite crescimento da RBR, mas descarta preocupação: “eles terão que parar”
Ferrari lidera o campeonato de pilotos e construtores da Fórmula 1, mas vê aproximação da Red Bull Racing (RBR) e Max Verstappen
Divulgação/Ferrari
Após começar a temporada 2022 da Fórmula 1 protagonizando uma dobradinha no GP do Bahrein e abrir vantagem logo nas semanas posteriores, a Ferrari viu Max Verstappen garantir o primeiro lugar nas corridas de Miami e Emília-Romagna aproximando, portanto, a Red Bull Racing (RBR) da montadora italiana na luta pelo título.
A diferença entre Leclerc e Verstappen é de 19 pontos (104 a 85 a favor do monegasco). Isso significa que o atual campeão da Fórmula 1 pode assumir a liderança caso vença o GP de Barcelona, e o rival não pontue.
A diferença no campeonato de construtores entre Ferrari e RBR é menor: apenas seis pontos (157 a 151). Apesar da proximidade, o chefe da equipe ferrarista, Mattia Binotto, avalia que o cenário não é preocupante.
“Em termos de avaliação de performance e quanto que a Red Bull se desenvolveu em comparação a nós, seria isso uma preocupação? Diria que não”, cravou.
“Não acho que a diferença (entre os carros) seja grande. É de, no máximo dois décimos, e não podemos esquecer que em Miami tivemos a primeira fila na classificação”, observou Binotto.
“Na classificação tivemos uma performance melhor que a da Red Bull. Então, no geral, em um fim de semana, não acho que exista uma diferença muito grande entre nós e eles”, reforçou o dirigente.
Após reconhecer que os carros da RBR melhoraram, Binotto pontuou que o crescimento tem um limite.
“Se há uma preocupação, é o quanto que eles desenvolvem dentro dos limites do teto. Mas mais do que uma preocupação, vejo isso como uma esperança porque, em algum momento, eles terão que parar”, concluiu Binotto.
O atual líder da Fórmula 1, Charles Leclerc, também comentou a disputa entre Ferrari e RBR.
O monegasco admitiu que a equipe italiana está em desvantagem quando os carros vão percorrer distâncias maiores.
“Em uma corrida, especialmente com compostos mais macios, parece que em duas corridas, em termos de ritmo, eles estão mais fortes e gerenciando melhor os pneus”, reconheceu.
“Nas classificações, parece que sempre conseguimos colocar os pneus na janela ideal, o que nos ajuda. Mas nos stints longos, sofremos um pouco mais do que eles”, finalizou Leclerc.
Starting the 2022 season in the best way possible. No words to describe this ❤️#essereFerrari 🔴 #BahrainGP pic.twitter.com/7Uqks2NmJk
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) March 20, 2022

