Home Futebol Ex-jogadores de Palmeiras e Flamengo relembram “forças ocultas” que salvaram o clube carioca do rebaixamento em 2001

Ex-jogadores de Palmeiras e Flamengo relembram “forças ocultas” que salvaram o clube carioca do rebaixamento em 2001

Flamengo venceu o Palmeiras por 2 a 0 e se salvou do rebaixamento

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
PUBLICIDADE

Hoje, Palmeiras e Flamengo são um dos protagonistas do nosso futebol, inclusive, decidindo a última Libertadores. Mas, nem sempre foi assim. Em 2001, por exemplo, o Flamengo poderia ser rebaixado no Brasileirão em caso de derrota para o Palmeiras. Porém, com gols de Juan e Roma, o Mengão fez 2 a 0 e se livrou da queda.

No podcast “Storicast”, o ex-volante do Palmeiras, Magrão, e o ex-zagueiro do Flamengo, Fernando Santos, recordam essa partida. Ambos estavam em campo, cada um de um lado.

“Você tava naquele jogo em Juiz de Fora, Flamengo x Palmeiras? Que era o último jogo, a gente tinha que ganhar para não cair”, pergunta Fernando Santos para Magrão, que comenta detalhes do lado Alviverde, relatando que tudo estava favorável ao Flamengo naquele dia..

PUBLICIDADE

“Vocês não iam perder nunca aquele jogo. Era o último jogo, vocês [Flamengo] tinham que ganhar pra não cair e a gente não tinha nada a perder. O Palmeiras estava no meio da tabela e o Flamengo se perde, está rebaixado. Hoje eu posso falar isso. Mandaram o jogo pra Juiz de Fora. O normal era a gente ir de avião, mas não, fomos de ônibus, no dia do jogo. 7, 8 horas de estrada, longe pra caramba. E os caras de avião, descansados”, relata Magrão, que em seguida, comenta sobre a arbitragem.

“O arbitro, na primeira bola que eu cheguei, ele falou: ‘na próxima você está expulso’. Eu retruquei: ‘pô, nem peguei no jogador’. E ele falou: ‘na próxima você está fora’. Juro, primeira bola que eu cheguei, não foi nada e o juiz falou: ‘quieto se não, na próxima eu te expulso’. Na hora eu pensei: ‘ih, c… a gente não ganha aqui dentro!’ Forças ocultas”, brincou o ex-palmeirense.

Depois, Magrão ainda reclamou do gramado e da diferença entre as equipes fisicamente.

“A grama tava alta, deu 20 minutos de jogo, minha perna tava inchada. Pô, ônibus… e isso eu tô falando de Brasileirão Série A, não tô falando de uma pelada que a gente fica 7 horas dentro do ônibus pra jogar a pelada de fim de ano. A gente jogou melhor aquele dia, mas nosso time estava morto.”

PUBLICIDADE

Depois, Fernando Santos, ex-zagueiro do Flamengo, comentou como estava o ambiente do Mengão antes da decisão.

“Quando a gente chegou lá em Juiz de Fora, a porta do ônibus abriu, entraram uns três torcedores pra querer bater na gente. Sorte que tava o Marcelão e o Carlão, que eram os seguranças. O Marcelão inclusive, é o único que tem músculo no cotovelo, no planeta. Aí, os seguranças bateram nos caras e eles saíram. A gente chegou naquele jogo com a pressão lá em cima. A gente tava pressionado, vocês não tinham muito o que fazer e jogaram melhor que a gente”, contou o ex-flamenguista.

Por fim, Magrão relembrou como estava o ambiente após a vitória do Flamengo e a permanência na Série A.

“Acaba o jogo, uma festa na cidade. A gente saiu do estádio, aquela torcida lá. Falei pros caras: ‘ainda bem que a gente não ganhou, se não, estávamos f…, a gente não ia sair daqui’. De verde só tinha nós, o ônibus e a grama, não tinha mais ninguém. Até o juiz estava de vermelho e preto”, brincou o palmeirense.

PUBLICIDADE

Com o resultado, quem acabou rebaixado foi o Santa Cruz.

Veja abaixo as escalações de Flamengo e Palmeiras:

Flamengo: Júlio Cesar (Clemer); Alessandro (Isael), Juan, Fernando e Cássio; Rocha, Jorginho, Beto (Roma), Petkovic; Reinaldo e Edílson. Técnico: Carlos Alberto Torres

Palmeiras: Marcos; Arce, Alexandre, Leonardo e Misso; Fernando, Titi, Magrão e Claudecir; Muñoz (Juninho) e Fábio Junior. Técnico: Marcio Araújo

PUBLICIDADE