Home Esportes Olímpicos Aos 16 anos, brasileiro é campeão mundial na natação paralímpica

Aos 16 anos, brasileiro é campeão mundial na natação paralímpica

Aos 16 anos, Samuel Oliveira sagrou-se campeão dos 50 metros costa do mundial de natação paralímpica na Ilha da Madeira

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

A pergunta é: o que você fazia aos 16 anos? O paulista Samuel Oliveira, o Samuka, é campeão mundial na natação paralímpica. O título veio nos 50 metros costa do primeiro dia de disputas do Mundial de Natação Paralímpica, realizado na Ilha da Madeira, em Portugal. A competição aconteceu na última segunda-feira, 13 de junho.

PUBLICIDADE

“Quando eu olhei no placar e não consegui enxergar no placar meu resultado, não sabia se tinha vencido. Mas quando eu soube, eu falei: ‘Meu Deus, chegou a hora’. Subi na raia, comecei a comemorar este momento e agora estamos aí com o ouro. Agradecer minha família, sem eles eu não sei o que seria”, disse Samuka que competiu pela classe S5, após a prova.

“Em termos de tempo, o resultado não foi o que eu esperava. A expectativa era estar abaixo dos 35s, mas o que importa é o tempo que me deu esta medalha de ouro”, completou o atleta, que foi submetido a amputação dos dois braços, na altura do ombro, aos nove anos. Ele levou uma descarga elétrica de 13 mil volts, após tentar tirar uma pipa do alto de uma árvore com um barra de ferro que encostou nos fios de alta tensão.

PUBLICIDADE

Samuka voltou ao pódio na última prova do dia, no revezamento 4×50 m livre misto 20 pontos (a soma da classificação dos integrantes do revezamento), e mais uma vez no lugar mais alto. A equipe brasileira, composta por ele, Joana Neves (S5), Daniel Mendes (S6) e Lídia Cruz (S4), completou a disputa em 2min20s40. O time mexicano ficou com a prata (2min32s74) e o italiano faturou o bronze (2min39s75). 

Com os dois ouros desta segunda-feira, Samuel acumula três medalhas na classe S5 em Mundial, em três provas disputadas em dois dias de competição. Esta é a mesma classe em que reinou durante 15 anos o paulista Daniel Dias, 34, que se aposentou após os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Outros resultados do Brasil no mundial de natação paralímpica

100 m livre S4
PRATA Lídia Cruz 
BRONZE Patrícia Santos

50 m costas S5
OURO Samuel Oliveira
6° Tiago Oliveira 

PUBLICIDADE

150 m medley SM3
BRONZE Larissa Rodrigues

100 m livre S6
4° Daniel Mendes 
6° Laila Abate

100 m costas S8
7° Cecília Araújo

100 m borboleta S11
7° Wendell Belarmino 
4° José Perdigão 

PUBLICIDADE

100 m costas S14 
PRATA Gabriel Bandeira 
4° Ana Karolina 

100 m peito SB13
6° Guilherme Batista 

200 m medley SM9
5° Lucas Mozela

4×50 m livre misto 20 pontos
OURO Lídia Cruz; Daniel Mendes; Joana Neves e Samuel Oliveira

PUBLICIDADE

Clique aqui e confira outras notícias de esportes olímpicos e paralímpicos.