Home Extracampo Barcelona fecha acordo bilionário e fica mais perto de trazer reforços

Barcelona fecha acordo bilionário e fica mais perto de trazer reforços

Barça acerta com fundo de investimentos venda de fatia dos direitos econômicos de La Liga; empresa também fechou acordo com Real Madrid

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Para aliviar a crise financeira que vem vivendo nos últimos tempos, o Barcelona conseguiu acertar um acordo para dar alívio aos cofres do clube e também usar parte dos valores para fazer as tão desejadas contratações pela torcida blaugranas.

PUBLICIDADE

Segundo o jornal Sport, a equipe catalã acertou com o fundo de investimentos americano Sixth Street a venda de 10% de sua parte dos direitos econômicos dos jogos de La Liga por cerca de 205 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão). O valor negociado foi de 10% pelos próximos 25 anos.

O acordo foi feito como forma do Barça ganhar recursos financeiros para aliviar seus problemas financeiros. Parte dos valores será usada pelo clube para contratação de jogadores, uma das missões dos catalães para poderem voltar a brigar de vez pelos títulos que passaram longe de Camp Nou na última temporada.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A parte dos valores que irão para os reforços não foi definida, mas uma parte destes irá para reforçar o balanço financeiro na última temporada, que ficou bem longe dos valores de receitas previstas pelo Barcelona, estas estimadas em 765 milhões de euros no começo da temporada 2021/22.

Tal acordo foi aprovado após reunião extraordinária no último dia 16, que também definiu que o Sixth Street também fará a aquisição da Barça Licensing e Merchandising, que faz parte do chamado ‘Barça Studios’, outra empresa ligada ao clube. Há no acordo a previsão de que mais uma parte dos direitos de transmissão do clube possa ser negociada no futuro.

Além do Barcelona, o fundo de investimentos também fez acordo recente com o Real Madrid para a exploração comercial do Santiago Bernabeu quando este for reinaugurado após as reformas.