Home Futebol Brasil lidera lista dos jogadores da elite mundial que participam da Copa do Mundo

Brasil lidera lista dos jogadores da elite mundial que participam da Copa do Mundo

Seleção brasileira possui sete jogadores que são referência mundial em seus posições, Portuga vêm em segundo com seis participantes da Copa do Mundo

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.
PUBLICIDADE

Faltando alguns meses para o início da Copa as seleções mundiais começam a ser comparadas com relação à força do elenco e à qualidade dos jogadores. Uma métrica usada para medir isso levou em conta somente os jogadores considerados referência mundial, sendo cinco para cada posição do campo. Nessa lista somente estiveram presentes jogadores das nacionalidades presentes na Copa do Mundo.

A lista foi elaborada pelo “ge” e é uma boa forma de se analisar os jogadores presentes na Copa e a qualidade de cada time.

Lista completa dos jogadores:

Goleiros: Alisson, Ederson, Mendy, Courtois e Neuer.

PUBLICIDADE

Laterais direitos: Alexander-Arnold, Carvajal, Hakimi, João Cancelo e Walker.

Zagueiros: Rüdiger, Thiago Silva, Rúben Dias, Marquinhos e Van Dijk.

Laterais esquerdos: Davies, Jordi Alba, Lucas Hernández, Raphael Guerreiro e Theo Hernández

Volantes: Casemiro, Fabinho, Kanté, Kimmich e Thiago Alcântara

PUBLICIDADE

Meias: Bruno Fernandes, Bernardo Silva, De Bruyne, Modric e Thomas Müller

Atacantes: Neymar, Mbappé, Mané, Son e Messi

Centroavantes: Benzema, Cristiano Ronaldo, Kane, Lukaku e Lewandowski

Como ficou o ranking dos países:

  • Brasil, 7 jogadores
  • Portugal, 6 jogadores
  • França, 5
  • Alemanha, 4
  • Bélgica, Espanha e Inglaterra, 3
  • Senegal, 2
  • Argentina, Canadá, Coréia do Sul, Croácia, Holanda, Marrocos, Polônia, 1

Esse seria o ranking das equipes mais qualificadas em questão de jogadores do nível máximo de qualidade. Ter bons atletas é essencial para ter sucesso nas competições. No entanto, o coletivo também interfere e portanto isso não serve para medir favoritismo.

PUBLICIDADE

No entanto, pode-se tirar algumas conclusões a partir do ranking:

O Brasil possui um dos elencos mais fortes, apesar de coletivamente não apresentar o futebol mais convincente. Portugal está em uma situação parecida com o a brasileira. Possui um elenco fortíssimo, mas o técnico ainda não conseguiu fazer a equipe funcionar tão bem como um time.

A França que no ranking possui 5, mas com uma visão um pouco diferente poderia possuir mais de 7 ou 8, é o elenco mais forte do mundo, sem dúvida, e provou isso na última Copa do Mundo. Embora nem todos os jogadores jogadores sejam do nível considerado “máximo”. No entanto, por exemplo, Lloris poderia facilmente tomar o lugar de Ederson como referência em questão de goleiros.

A Alemanha vem se recuperando e passa por um processo de reconstrução e renovação. Com a aposentadoria de Kroos da seleção, ele não participará da Copa. No entanto, o jogador facilmente tomaria o lugar de Casemiro, por exemplo, entre os melhores volantes.

PUBLICIDADE

A Copa do Mundo responderá todas as perguntas em alguns meses

Esse ranking traz mais perguntas do que respostas. Será que a quantidade de jogadores da elite será o suficiente para fazer o Brasil ser um favorito?

Neymar ainda é um jogador da elite? Provavelmente ele não ficaria nem entre os 20 melhores atacantes se considerarmos somente a última temporada do futebol europeu. Na verdade, é bem provável que ele perdesse a vaga para Vini Jr. ou mesmo para o inglês Phil Foden.