Home Futebol FIFA planeja introduzir árbitros robôs já na Copa do Catar; veja

FIFA planeja introduzir árbitros robôs já na Copa do Catar; veja

Entidade usará tecnologia para detectar mais rapidamente lances de impedimento; Fifa fez testes no Mundial de Clubes e na Copa Árabe de Seleções

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Copa do Mundo de 2022, no Catar, poderá ter uma grande novidade para tentar resolver um dos maiores questionamentos do futebol desde sempre: as constantes polêmicas sobre lances de impedimento. E com direto a ‘robôs’ ajudando nisto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o tablóide inglês ‘The Sun’, a Fifa vem planejando para o Mundial usar os chamados ‘árbitros robôs’. Estes seriam usados apenas em lances de impedimento, através de um sistema automático que envolve o uso de dez câmeras que identificam cerca de 29 pontos do corpo dos jogadores como referência para a marcação de irregularidades nestas jogadas.

A tecnologia consiste em acionar o sistema, que soaria um ‘alarme’ alertando de um possível impedimento. Através das câmeras, os ‘robôs’ usariam as referências para identificar de forma mais precisa tais lances, podendo saber qual parte do corpo estaria à frente da linha, sem necessitar de que o VAR faça a checagem para determinar se a jogada é legal ou não.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJybmJWV1h5VSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

O ‘árbitro robô’ foi criado como medida pela Fifa por conta que o número de câmeras em campo e os ângulos destas poderem ser insuficientes para determinar impedimentos em lances mais difíceis. A tecnologia já fora testada em 2019, no Mundial de Clubes e, posteriormente, na Copa Árabe de Seleções, esta disputada no Catar.

Como os testes tiveram resultados positivos, a entidade já pensa numa introdução ‘oficial’ na Copa do Mundo. Segundo o jornal, os dirigentes da federação entendem que não haverá problemas para que esta seja introduzida na competição em solo qatari. Mas uma aprovação só viria mesmo com a análise mais detalhada dos testes.

Segundo a Fifa, a introdução dos ‘árbitros robôs’ não significaria o fim dos bandeirinhas, que seguiriam trabalhando no auxílio do árbitro de campo em outras jogadas. Apenas nos impedimentos é que estes devem ser utilizados.

Better Collective