Home Automobilismo Fórmula 1: FIA e Mercedes saem em defesa de Lewis Hamilton após fala racista de Nelson Piquet

Fórmula 1: FIA e Mercedes saem em defesa de Lewis Hamilton após fala racista de Nelson Piquet

Entidades se pronunciaram publicamente após vir a público um ato de racismo por parte do ex-piloto da F1

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a escuderia Mercedes emitiram comunicados oficiais em resposta a uma fala racista de Nelson Piquet direcionada à Lewis Hamilton. Em entrevista concedida ao canal Motorsports Talk, o ex-piloto se referiu a Hamilton como “neguinho” ao comentar o confronto do piloto da Mercedes e Max Verstappen, da Silverstone.

PUBLICIDADE

Confira as notas traduzidas na íntegra abaixo:

Mercedes

“Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito.

PUBLICIDADE

“Seus esforços incansáveis ​​para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1”.

A Mercedes também divulgou uma declaração de apoio ao seu piloto, acrescentando: “Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo.”

FIA

“Discriminação ou linguagem racista é inaceitável em qualquer forma e não é parte da nossa sociedade.

PUBLICIDADE

Lewis é um incrível embaixador do nosso esporte merece respeito.

Seus incansáveis esforços para aumentar a diversidade e inclusão são uma lição para muito e algo que nós somos comprometidos na F1″

“A FIA condena fortemente qualquer expressão racista ou discriminatória, que não tem lugar no esporte ou na sociedade. Prestamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e nosso apoio ao seu compromisso pela igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor”.

PUBLICIDADE

Até o momento da publicação desta matéria não foi feito nenhum pronunciamento de Lewis Hamilton sobre o caso.

Posições punições à Nelson Piquet na F1

A fala racista do ex-piloto gerou muita repercussão em todo mundo. Embora a entrevista tenha sido gravada em novembro, as declarações de Nelson Piquet ganharam espaço nas mídias sociais nos últimos dias.

Ainda não sabe quais ações a FIA irá tomar daqui para frente, mas existe a possibilidade de restringir o acesso de Piquet ao paddock da Fórmula 1, por exemplo.

PUBLICIDADE

Trecho da entrevista de Nelson Piquet

A fala do ex-piloto da F1 foi citada quando ele comparou os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, no GP do Japão e algo similar entre Hamilton e Verstappen na corrida da Inglaterra.

“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se f*. Fez uma p* sacanagem”