Home Futebol Hexacampeão francês é rebaixado para a terceira divisão por problema extracampo

Hexacampeão francês é rebaixado para a terceira divisão por problema extracampo

Clube francês foi rebaixado para a segunda divisão e, no tapetão, acabou indo para a terceira divisão nacional

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Bordeaux, time que é hexacampeão francês, mas que vive crise e foi rebaixado para a Ligue 2, a segunda divisão, na atual temporada, acabou despencando mais uma divisão no ‘tapetão’ e vai para a terceira divisão na temporada que vem. O clube, que foi lanterna do Campeonato Francês, a Ligue 1, na temporada 2021/22, teve suas contas finais analisadas pela LFP, a Liga Francesa Profissional, que fez o anúncio surpreendente nesta terça-feira. Com isso, a equipe vai jogar a terceira divisão do futebol francês em 2022/23.

PUBLICIDADE

A equipe sofreu a punição por precaução, segundo a Direção Nacional de Controle e Gestão da LFP. Dentro dos gramados, o hexacampeão francês fez uma das piores temporadas de sua história e terminou na última posição da Ligue 1. A equipe não conseguiu garantias econômicas necessárias para participar da Ligue 2 na temporada que vem e vai para a terceira divisão.

Bordeaux é um dos maiores clubes do futebol francês

O Bordeaux foi campeão francês em seis oportunidades em toda sua história. Os títulos foram em 1950, 1984, 1985, 1987, 1999 e 2009, a última taça do clube. Após o título, o time nunca mais voltou a figurar entre os primeiros colocados do Campeonato Francês, se tornando um time de meio de tabela até chegar ao surpreendente rebaixamento na atual temporada como o lanterna do torneio.

PUBLICIDADE

Vários jogadores famosos passaram pelo clube, como os franceses Jean-Pierre Papin, Zinèdine Zidane, os brasileiros Ricardinho, Sávio, Mariano e Malcom, o islandês Arnór Gudjohnsen, o portugues Pauleta e o argentino Fernando Cavenaghi.

No elenco atual da equipe estavam os brasileiros Marcelo, zagueiro, e Fransérgio, volante. Outro atleta que começou 2022 o clube foi o volante Otávio, mas o mesmo saiu para o Atlético-MG ainda no início do ano.