Jogador do São Paulo é denunciado e pode pegar gancho pesado por expulsão
Igor Gomes já cumpriu um jogo de suspensão, mas pode desfalcar o São Paulo por outras cinco partidas se for punido
O técnico Rogério Ceni pode ter problema para escalar o São Paulo para as próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, isso porque o meio-campista Igor Gomes foi denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela expulsão no empate com o Ceará, no dia 28 de maio, em jogo disputado no Morumbi, válido pela oitava rodada do Brasileirão. A informação inicial foi divulgada pelo UOL Esporte.
Enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre o atleta “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste código”, Igor Gomes pode pegar um gancho de seis jogos de suspensão, punição máxima prevista no item.
Um detalhe que chama atenção na denúncia contra Igor Gomes é que, no edital divulgado no site do STJD, o processo do meio-campista incluía o item dois do parágrafo segundo do CBJD, que fala em “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. O ato, no entanto, não foi citado pelo árbitro Bruno Arleu de Araujo na súmula da partida.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4YjI1R2hYYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
“Aos 44 minutos do segundo tempo, expulsei em razão do segundo cartão amarelo o atleta de nº26, sr. Igor Silveira Gomes por ter calçado de forma temerária, na disputa de bola, o seu adversário de nº10, da equipe Ceará Sporting Club, sr. Jonh Steven Mendoza Valencia. O atleta atingido não necessitou de atendimento médico. O fato ocorreu na intermediaria do campo de defesa da equipe do Ceará Sporting Club”, escreveu o árbitro no documento do jogo ao justificar a expulsão de Igor Gomes.
A audiência para a denuncia do STJD contra Igor Gomes foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 15 de junho, às 10h (de Brasília), no plenário do órgão, no Rio de Janeiro. Se for punido pelo STJD com o gancho máximo de seis partidas, Igor Gomes irá desfalcar o São Paulo nos jogos contra: Botafogo, Palmeiras, Juventude, Atlético-GO e Atlético-MG,lembrando que o volante cumpriu suspensão automática no empate do São Paulo contra o Avaí, no último sábado (4).
Enquanto a audiência não acontece, Igor Gomes deve ser titular do São Paulo na partida contra o Coritiba, nesta quinta-feira (9), pela 10ª rodada do Brasileirão. O jogador também poderá atuar normalmente diante do América-MG, no Morumbi, no domingo, dia 12.
Na atual temporada, Igor Gomes tem sido peça fundamental no time do São Paulo – o jogador soma 25 jogos disputados, sendo titular em 22 deles. O meia ainda soma um gol e duas assistências. Mesmo diante das críticas da torcida, o técnico Rogério Ceni faz questão de defender o atleta.
Em março, após Igor Gomes receber vaias no Morumbi, o técnico saiu em defesa do jogador. “Esse menino é da base do São Paulo. Um garoto clinicamente acima da média, faz o trabalho sujo, que é se matar, para o time se organizar, principalmente defensivamente. Entendo o torcedor ficar bravo, ás vezes ele erra alguma coisa, mas é um investimento. Não vaiam, não façam isso, são esses garotos que podem tirar o São Paulo dessa situação, que se enterrou. Aplaudam o cara”, disse Ceni.
Vale destacar que Igor Gomes é um dos nomes cotados para deixar o São Paulo na janela de transferências do meio do ano. O volante de 23 anos tem contrato válido até o dia 31 de março de 2023, e recentemente esteve na mira do Botafogo, que já desembolsou mais de R$ 30 milhões para tirar Patrick de Paula do Palmeiras.
Igor Gomes, do São Paulo, é denunciado no STJD e pode pegar gancho de seis jogos
Meia foi enquadrado no artigo 258 por “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”; ele foi expulso no empate por 2 a 2 com o Ceará, em 28 de maio pic.twitter.com/3CZgdVwxmF
— spfc_surdao (@surdaocom) June 8, 2022

