Em outubro do ano passado, o meio-campista australiano Josh Cavallo, de 22 anos de idade, se transformou no primeiro jogador de futebol em atividade a declarar publicamente sua homossexualidade.
O meia, que também joga como lateral, concedeu entrevista à “Sky Sports” e falou sobre o sonho de defender a Austrália na Copa do Mundo de 2022, mas admitiu o medo de entrar no Catar por ser gay.
“Se eu representar a Austrália na Copa do Mundo, e vou fazer de tudo para isso acontecer, seria uma honra”, disse Cavallo.
“Mas, ao mesmo tempo, as leis chocam. Quero jogar a Copa, sempre sonhei em jogar pelo meu país em um Mundial, mas e a minha vida em perigo?”, questionou o jogador que defende o Adelaide United.
Josh Cavallo se refere às rígidas leis no Catar e a discriminação que os homossexuais sofrem no país do Oriente Médio.
“Com certeza gostaria de ir para a Copa do Catar. Quero mostrar que está bem para todos, não só bem para mim por ser um jogador e estar protegido, mas quero que seja bom para qualquer pessoa”, avaliou o atleta.
Cavallo disse que ser uma referência para as pessoas que vivem oprimidas em países onde sua condição sexual é considerada um crime.
“Sempre recebo mensagens de muitas pessoas desses países que precisam escapar para poderem viver livremente e serem elas mesmas. Espero que isso mude no futuro, porque não está certo do jeito que é agora. É algo que podemos reverter”, comentou.
Catar se defende
Em dezembro de 2021, logo após a declaração de Josh Cavallo, o presidente do comitê organizador da Copa do Mundo de 2022, Nasser Al-Khater, falou sobre a possibilidade de o australiano jogar no país.
“Nós daremos as boas vindas e o convidamos a vir conhecer o país antes da Copa do Mundo. Ninguém se sente ameaçado aqui, acho que essa percepção de perigo se deve às múltiplas denúncias e notícias que dão um panorama negativo ao Catar”, disse o dirigente à “CNN”.
Nasser Al-Khater também alertou na mesma entrevista: “A homossexualidade aqui não é permitida. Demonstrações públicas de afeto são desaprovadas e isso se aplica a todos”.
Apesar de todo desejo – e também medo – em disputar a Copa do Mundo deste ano, é pouco provável que Josh Cavallo seja convocado pela seleção australiana. Até hoje, o jogador nunca foi chamado para defender a equipe nacional.
Depois de passar pelo Peru na repescagem, a Austrália completou o grupo D do Mundial de 2022 no Catar, ao lado de França, Dinamarca e Tunísia.

