Home Automobilismo Fórmula 1: Mercedes é a equipe que mais venceu no GP do Azerbaijão; veja o ranking

Fórmula 1: Mercedes é a equipe que mais venceu no GP do Azerbaijão; veja o ranking

Equipe alemã venceu a primeira etapa, em 2017, e busca a quarta vitória no circuito de Baku. Corrida acontece neste domingo (12)

Christopher Henrique
Estudante de jornalismo pela Universidade Nove de Julho, com passagem pelo SPFC24Horas. Amante do Futebol Nordestino e do interior, visito sempre alguns estádios e sou fotógrafo na várzea.
PUBLICIDADE

Faltando três dias para o GP do Azerbaijão, a Mercedes irá defender um ranking contra a Red Bull. Em toda a história do Grande Prêmio, a equipe venceu 3 das 5 etapas realizadas no circuito de Baku, sendo uma delas ainda como “GP da Europa”, em 2016. Na ocasião, o alemão Nico Rosberg foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada.

No ano seguinte, em uma corrida com diversos acidentes e desistências, Daniel Ricciardo, que largou na 10º posição do grid, venceu a prova. A Mercedes se redimiu em 2018, quando aproveitou os erros dos adversários, e em uma das paradas devido ao safety-car, fez Lewis Hamilton assumir a liderança da prova faltando três voltas para o fim.

Em 2019, nova vitória da Mercedes, dessa vez com Valtteri Bottas. Foi a etapa, junto com 2021, que terminou com o menor número de desistências (4). Além disso, se juntou a Nico Rosberg como únicos pilotos que largaram na pole position e venceram a prova.

PUBLICIDADE

Depois de não acontecer o GP de 2020 devido a pandemia, o retorno no ano seguinte prometeria fortes emoções. Em uma temporada que Lewis Hamilton e Max Verstappen brigaram ponto a ponto até a última volta de Abu Dhabi, a prova contou com 5 pilotos liderando a corrida. Charles Leclerc, que largou na pole, fui ultrapassado por Hamilton, e depois a liderança ficou com Verstappen, em duas vezes, Vettel, e Sergio Pérez, que venceu a prova.

Confira o ranking dos vencedores no GP do Azerbaijão

Por pilotos:

Nico Rosberg (2016)

Daniel Ricciardo (2017)

Lewis Hamilton (2018)

PUBLICIDADE

Valtteri Bottas (2019)

Sergio Perez (2021)

Por equipes:

Mercedes: 3 vitórias (2016, 2018 e 2019)

Red Bull: 2 vitórias (2017 e 2021)

PUBLICIDADE