Home Futebol Oficial! Fifa toma decisão sobre exclusão do Equador da Copa do Mundo

Oficial! Fifa toma decisão sobre exclusão do Equador da Copa do Mundo

Chile enviou documentos para Fifa comprovando que Byron Castillo, do Equador, atuou de forma irregular nas Eliminatórias; confira mais

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O Comitê Disciplinar da Fifa tomou uma decisão sobre a possível fraude de documentos de Byron Castillo, jogador da seleção equatoriana.

PUBLICIDADE

Castillo participou de oito partidas do Equador nas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2022 e ajudou a equipe a garantir vaga direta no torneio, que acontece entre os meses de novembro e dezembro no Catar.

A Federação Chilena de Futebol apresentou provas de que Byron Castillo não seria equatoriano, mas sim colombiano. Advogados mostraram certidões de nascimento e de batismo do atleta registradas em Tumaco, na Colômbia, em 1995. As fichas oficiais do lateral, no entanto, indicam que ele nasceu em 1998, em General Villamil, no Equador.

PUBLICIDADE

Essa irregularidade poderia excluir o Equador da Copa 2022 e beneficiar o Chile, que ganharia a vaga na competição. Mas a Fifa decidiu recusar a denúncia dos chilenos e manteve a seleção equatoriana no Mundial.

“Após analisar toda a documentação recebida das partes, o Comitê Disciplinar da Fifa decidiu encerrar o processo disciplinar instaurado contra o Equador”, disse a entidade máxima do futebol em comunicado emitido nesta sexta-feira (10).

“A decisão do Comitê Disciplinar da Fifa foi notificada hoje às partes afetadas. De acordo com o Código Disciplinar da FIFA, as partes têm dez dias para solicitar a decisão fundamentada, que, se solicitada, seria publicada no site. Esta decisão pode ser apelada perante o Comitê de Apelações da Fifa”, comentou a Fifa.

PUBLICIDADE

Como diz o comunicado, o Chile ainda pode entrar com recurso.

O Equador foi quarto colocado nas Eliminatórias da América do Sul e garantiu vaga na Copa do Mundo de forma direta, enquanto o Chile ficou na sétima posição e, pela segunda vez seguida, não vai ao Mundial