Oficial! Paulo Sousa não é mais técnico do Flamengo
Diretoria do Flamengo rescindiu o contrato do treinador português após derrota para o Red Bull Bragantino no Brasileirão
Marcelo Cortes - Divulgação - Flamengo
Chegou ao fim a “era Paulo Sousa” no Flamengo. Nesta quinta-feira (8), aconteceu o que já era esperado, com o fim do vínculo do treinador com o Mengão. Conforme apurado pela jornalista Isabelle Costa, da S1 Live, Marcos Braz e Bruno Spindel comunicaram a decisão oficial do clube, selando o destino do técnico, logo após o treino de hoje, comandando por Paulo Sousa.
Com contrato até dezembro de 2023, o agora ex-treinador do Flamengo terá direito a uma rescisão milionária. As informações são de que ele terá R$ 7,7 milhões a receber do clube, devido ao salário que iria receber até o fim da temporada.
Conforme foi apurado ao longo do dia, a diretoria já tinha decidido o futuro de Paulo Sousa. Sem respaldo nem mesmo do elenco, o fim do vínculo era questão de tempo.
Mas a demora para comunicar a decisão ocorreu pelo fato do clube estar procurando um substituto para comandar o clube contra o Internacional, na próxima rodada do Brasileirão Série A. Esse fato, inclusive, fez com que o treinador comandasse o treino do Mengão, mesmo praticamente demitido.
Passagem pelo Flamengo
Contratado no final de dezembro, Paulo Sousa chegou ao Ninho do Urubu repleto de expectativas. Treinando a seleção da Polônia, o técnico preferiu aceitar o desafio de treinar uma equipe brasileira ao invés de disputar a repescagem para a Copa do Mundo.
Ele comandou o Flamengo em 32 partidas, conseguindo 19 vitórias, sete empates e seis derrotas. O profissional deixa o clube com 66,6% de aproveitamento, 59 gols marcados e 29 sofridos.
Além disso, ele encerra sua passagem sem ter conquistado nenhum título. O máximo que Paulo Sousa conseguiu foi o vice-campeonato estadual e da Supercopa do Brasil.
Nas demais competições ele deixa o Mengão na 14ª posição, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento, mas com a equipe classificada para a fase de oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores.
Mais informações do Mengão
Ao que tudo indica, Dorival Júnior, que vem realizando bom trabalho no Ceará, deve ser o novo treinador do Flamengo. Conforme apurado ao longo dia, o técnico inclusive já teria se despedido do elenco cearense para assumir o clube carioca.
Por um lado, a escolha de Dorival surpreende, afinal o Flamengo vinha procurando apostar em técnicos estrangeiros. A exceção foi Rogério Ceni, mas somente após negativas de outros treinadores.
Mas pesou nesta decisão a proximidade de confrontos importantes para o clube no mês de junho. Na visão dos dirigentes, seria necessário fechar com algum treinador “o quanto antes”, para preparar o Mengão para as oitavas de final da Copa do Brasil e Copa Libertadores da América,
Ir em busca de um treinador estrangeiro, neste momento, envolveria um tempo de negociações, possíveis viagens e acertos contratuais, que poderiam custar dias preciosos na preparação do clube.
Velho conhecido de volta ao Flamengo
Caso seja confirmado o acerto de Dorival Júnior, será a terceira passagem do profissional pela Gávea. Isso porque ele já comandou o clube nos anos de 2012-13 e em 2018. Mas vale citar que o treinador não conquistou nenhum título em suas duas passagens anteriores.
Além disso, se ele retornar ao clube, ele irá encontrar a gestão que optou por usa demissão quatro anos atrás, mesmo com ele tendo 70% de aproveitamento como treinador.

