Home Futebol Zinedine e mais: 20 técnicos livres no mercado

Zinedine e mais: 20 técnicos livres no mercado

Técnicos com rodagem na Europa estão disponíveis no mercado

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Não é uma exclusividade do futebol brasileiro a troca de treinador. Claro, aqui isso acontece com uma frequência absurda. Mas na Europa, bons técnicos também ficam desempregados, como Zidane, por exemplo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, no Brasil, está na moda os clubes serem comandados por técnicos estrangeiros, principalmente português. A invasão de técnico europeu por aqui, pode abrir as portas para outras nacionalidades.

Veja abaixo uma lista de 20 técnicos estrangeiros com rodagem na Europa e que estão sem clube

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Zinedine Zidane

Um dos maiores jogadores franceses da história do futebol, Zidane só treinou o Real Madrid, clube em que era ídolo como jogador. Zidane começou como auxiliar do Real em 2013. Depois disso, ele teve duas passagens como treinador do time principal do Real Madrid, conquistando três vezes a Champions League, duas vezes o Mundial de Clubes e duas vezes o Campeonato Espanhol. Zidane está desempregado desde 2021, quando encerrou seu ciclo no clube merengue.

Quique Setién

O espanhol Setién está desempregado desde 2020, quando deixou o Barcelona. Ele foi demitido após o clube espanhol perder de 8 a 2 para o Bayern de Munique. Recentemente, o treinador foi especulado no Corinthians.

Rafa Benítez

O experiente e vitorioso Rafa Benítez deixou o Everton no começo desse ano. Rafa Benítez já dirigiu clubes como Liverpool, Inter de Milão, Chelsea e Real Madrid. O primeiro grande trabalho foi no Valencia, entre 2001 e 2004, quando venceu duas vezes o Campeonato Espanhol e uma Copa da UEFA. Em 2005, venceu a Champions League pelo Liverpool.

PUBLICIDADE

Marcelo Bielsa

Conhecido como “El Loco”, o argentino Bielsa é um grande técnico e um grande personagem do futebol. Com características parecidas com a de Samapaoli, Bielsa é conhecido por ser “louco” e jogar de forma muito ofensiva. Bielsa já treinou a seleção da Argentina e do Chile, além de clubes europeus como a Lazio, Olympique de Marseille, Athletic Bilbao e Lille. Seu último clube foi o Leeds, esse ano.

PUBLICIDADE

Domènec Torrent

Dome é o mais novo desempregado. Foi dispensado pelo Galatasaray na semana passada. Antes disso, havia dirigido o Flamengo, em 2020. O espanhol era uma grande aposta por ter sido auxiliar de Guardiola no Barcelona, Bayern e City.

Ole Gunnnar Solskjaer

O ídolo do Manchester United como jogador, não conseguiu repetir o mesmo sucesso no clube como treinador. Muito criticado, o ex-jogador deixou o United em 2021 e está desempregado desde então.

Claudio Ranieri

Ranieri é um técnico bem conhecido. Já dirigiu clubes como Chelsea, Juventus, Atlético de Madrid, Napoli, Inter de Milão, Roma, entre outros. Teve grande destaque em 2016, quando venceu a Premier League pelo modesto Leicester.

André Villas-Boas

O português Villas-Boas chegou a ser especulado no Flamengo no ano passado, quando deixou o Olympique de Marseille. Ele está sem clube desde então. Villas-Boas já treinou clubes como Chelsea, Inter de Milão, Tottenham e Porto. Em 2011, ficou em 4º lugar entre os melhores treinadores de futebol do mundo, em um ranking anual publicado pela IFFHS, ficando atrás de Pep Guardiola, José Mourinho e Alex Ferguson.

PUBLICIDADE

Robert Moreno

Está sem clube desde que deixou o Granada, neste ano. Anteriormente, o treinador já dirigiu o Barcelona, a seleção espanhola e a Roma.

Jürgen Klinsmann

Ídolo da Inter de Milão, do Bayern de Munique e da seleção alemã, o ex-atacante está sem clube desde que treinou o Hertha Berlim, entre 2019 e 2020. Klinsmann também treinou a seleção da Alemanha, dos Estados Unidos e o Bayern de Munique.

Pepe Bordalás

O técnico espanhol está desempregado desde que deixou o Valencia, em 2022. Ele tem passagem por Getafe, Alavés, Elche, entre outros.

Vicente Moreno

O jovem treinador é outro que está desempregado após não ter sucesso na última temporada europeia. Em 2022 dirigiu o Espanhol. Antes disso, foi técnico do Mallorca, Gimnàstic e Xerez, clube em que foi ídolo como jogador.

PUBLICIDADE

Míchel González

Aos 59 anos, González está livre desde que deixou o Getafe, em 2021. Como jogador, foi ídolo do Real Madrid nos anos 80 e 90. Venceu 6 vezes o Campeonato Espanhol e duas vezes a Copa da UEFA. Como treinador, ainda não deslanchou, mas já treinou clubes como Real Madrid B, Sevilla, Olympiacos, Olympique de Marseille e Pumas, do México.

Marco Rose

O alemão Marco Rose está sem cube desde que saiu do Borussia Dortmund esse ano. Com apenas 45 anos, ele dirigiu também o Lokomotive Leipzig, Red Bull Salzburg e o Borussia Mönchengladbach

Nuno Espírito Santo

Na moda de treinador português no Brasil, Nuno poderia ser uma opção por aqui. Seu último clube foi o Tottenham, em 2021. Também treinou o Rio Ave, Valencia, Porto e Wolverhampton.

Marcelino

Deixou o comando do Athletic Bilbao no final da temporada. Ele já treinou outras equipes espanholas, como o Valencia, Villarreal , Sevilla e Racing Santander.

PUBLICIDADE

Hugo Sánchez

O mexicano está sem clube desde 2012, quando deixou o Pachuca. Ele já foi treinador da seleção do México.

Paco López

Seu último clube foi o Levante, em 2021. Tem passagens por Villarreal B, Valencia B, entre outros times de menor expressão.

Álvaro Cervera

Após 6 anos à frente do Cádiz, Álvaro Cervera deixou o clube no início desse ano. O treinador ainda não dirigiu nenhum time grande.

Javi Calleja

O jovem treinador, de apenas 44 anos, treinou apenas o Villarreal e o Alavés, na qual foi demitido em 2021.

PUBLICIDADE
Better Collective