Home Extra Fórmula 1: George Russel surpreende e faz a pole do GP da Hungria

Fórmula 1: George Russel surpreende e faz a pole do GP da Hungria

Britânico foi o mais rápido na sessão de classificação realizada neste sábado, superando as Ferrari de Sainz e Leclerc; Verstappen larga em décimo

Fernando Cesarotti
Jornalista.

Numa das grandes zebras da temporada 2022 da Fórmula 1 até agora, o britânico George Russel vai largar na pole position do GP da Hungria, que será disputado neste domingo, às 10h (de Brasília), com transmissão da Band.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ele foi o mais veloz no treino disputado neste sábado no circuito de Hengaroring, nos arredores de Budapeste, capital da Hungria. Na melhor volta, ele marcou 1min17s377, superando o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, que marcou 1min17s421.

O outro piloto da Ferrari, Charles Leclerc, ficou em terceiro. Lewis Hamilton fez o sétimo melhor tempo e o líder da temporada, Max Verstappen ficou em décimo com a Red Bull, sem conseguir marcar bom tempo na última etapa do treino classificatório.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Q1 com pressa e medo de chuva

Depois de uma chuva forte no terceiro treino livre, o treino de classificação começou com sol, mas com uma ameaça de nuvem ao fundo. Assim que a pista foi aberta, todos os pilotos saíram em busca do melhor tempo, deixando o treino bem movimentando.

Ao final da primeira parte, a grande surpresa foi a eliminação de Sebastian Vettel, que vai largar na 18ª posição em sua primeira corrida depois de anunciar a aposentadoria para o fim da temporada. Também ficaram pelo caminho as Alpha Tauri de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda e as Williams de Alex Albon e Nicholas Latifi.

PUBLICIDADE

A dupla da Mercedes liderou o pelotão, com Lewis Hamilton em primeiro e George Russel em segundo.

PUBLICIDADE

Q2: Perez se dá mal depois de passar limites

A grande polêmica das últimas corridas apareceu novamente nos treinos em Hungaroring: a punição a pilotos por ultrapassar os limites da pista. Aconteceu com Gasly na primeira parte da classificação e chegou a atingir Sergio Perez durante a segunda etapa: o mexicano da Red Bull teve sua melhor volta cassada.

A equipe, porém, recorreu, e conseguiu que ele recuperasse o tempo da volta. Mesmo assim, Perez foi apenas o 11º colocado e ficou fora da etapa final do treino.

Os outros eliminados no Q2 foram Lance Stroll, da Aston Martin, Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, e a dupla da Haas, Kevin Magnussen e Mick Schumacher.

Q3 tem Verstappen sem conseguir nada e zebra no final

Carlos Sainz fez a melhor volta na primeira tentativa, deixando Leclerc em terceiro, com Russell já fazendo o segundo tempo. Verstappen foi apenas o sétimo, e saiu reclamando com a equipe de que o carro não tinha potência.

Na segunda tentativa de cada piloto, Leclerc terminou antes dos demais e baixou seu tempo, mas sem conseguir superar Sainz – que, logo em seguida, baixou um pouco mais sua melhor marca.

Enquanto o mundo já esperava outra primeira fila da Ferrari, Russell surpreendeu com a primeira pole de sua carreira e a primeira pole da Mercedes neste ano, em que a equipe não conseguiu encaixar um carro à altura da briga pelo título.

PUBLICIDADE

Para domingo, as expectativas são de ver se Russell e a Mercedes terão ritmo de corrida para conseguir a vitória e se a Red Bull conseguirá recuperar o carro de Verstappen e oferecer a ele a chance de um bom resultado.

Better Collective