Home Futebol LaLiga Santander tem maior quantidade de clubes em ranking dos mais valiosos do mundo

LaLiga Santander tem maior quantidade de clubes em ranking dos mais valiosos do mundo

O Real Madrid lidera o ranking dos clubes mais valiosos do mundo. Apenas o Flamengo figura entre os brasileiros

Victor Meira
Com formação em Ciências Sociais e Jornalismo, Victor Meira é um dos editores do Torcedores.com com passagens no Eu Quero Investir, JC Concursos e Esportudo.

O relatório Brand Finance Football 50 de 2022 indica que a LaLiga Santander, a liga espanhola, tem a maior quantidade de clubes no ranking dos times mais valiosos do mundo. Ao todo, há oito times espanhóis no levantamento, que coletivamente aumentaram os seus valores de marca em 18% em relação ao estudo divulgado no ano passado. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2022, a principal novidade foi a entrada do Betis na lista. O clube andaluz teve um crescimento de 33% no valor da sua marca em relação ao ano passado. Inclusive, o seu crescimento o fez conquistar o posto de oitavo clube que mais cresceu nesse sentido. O relatório explica que este aumento do Betis foi motivado pelo “cuidado dos proprietários com o clube, apreciando seus torcedores e jogando com um estilo emocionante e divertido”.

Vale também destacar a valorização da marca de Atlético de Madrid e Villarreal, que subiram 30% e 24%, respectivamente. Com isso, o crescimento total da liga espanhola avançou 18%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A LaLiga Santander é um dos campeonatos nacionais que aumentou o número de clubes na lista em comparação a 2021. Somente a LaLiga Santander, da Espanha, a Serie A, da Itália, e o Brasileirão da Série A, do Brasil, têm mais equipes presentes do que no ano passado. Haja vista esse clube brasileiro é o Flamengo. 

Em contrapartida, a Premier League, da Inglaterra, a Bundesliga, da Alemanha e a Premier League Russa perderam clubes na lista. Enquanto que a Primeira Liga, de Portugal, a Eredivisie, da Holanda, a Premiership, da Escócia, e a Ligue 1, da França, continuam com o mesmo número de representantes em comparação a 2021.

Real Madrid continua no topo da lista de clube mais valioso do planeta, com a marca avaliada em 1,52 bilhões de euros, cerca de R$ 8,4 bilhões. Os outros espanhóis da lista são: Barcelona (3º), Atlético de Madrid (12º), Sevilla (30º), Valencia (34º), Athletic Bilbao (39º), Villarreal (40º) e Real Betis (43º).

PUBLICIDADE

Crescimento dos clubes espanhóis é resultado de trabalho da LaLiga Santander

Em comunicado enviado para a equipe do Torcedores.com, a LaLiga Santander destaca que o crescimento dos valores globais de marca dos clubes espanhóis é resultado de uma “estreita colaboração com todas as equipes para apoiá-los em seus esforços de internacionalização”.

O presidente da LaLiga, Javier Tebas, aponta que a valorização das marcas era uma prioridade dele quando assumiu o posto em 2013. Na época, a liga espanhola tinha apenas cinco clubes no Top 50 de Brand Finance. Nove anos depois, Tebas quase dobrou a quantidade de clubes mais valiosos do mundo. 

Além disso, o futebol espanhol é responsável por mais de 21% das 50 marcas mais valiosas do futebol mundial, atrás apenas dos clubes da Premier League. 

“Para mim, o importante é levar a marca de LaLiga e a dos 42 clubes que fazem parte dela na medida do possível. Estamos trabalhando para aumentar o valor da marca dos clubes, cientes da força que eles têm dentro e fora da Espanha. Na verdade, é um dos pilares do trabalho dentro do projeto Boost LaLiga. Estamos apoiando os diferentes clubes e SADs para ajudá-los a obter mais valor de suas marcas”, afirma Tebas em entrevista à Brand Finance.

PUBLICIDADE

O mandante da liga espanhola ainda complementa que a sua gestão foca nas virtudes dos clubes, principalmente em competições europeias, como o desempenho de Villarreal e Real Madrid. 

“São momentos de grande visibilidade em que todas as áreas se agem para continuar maximizando essas marcas em nível global: com entrevistas com mídia internacional, eventos com parceiros em outros territórios, etc. Promovemos inovação e tecnologia, treinamento dentro e fora dos clubes, o mundo do entretenimento. Em suma, usamos ferramentas para amplificar o mundo da competição e do futebol e fornecê-lo com muito mais conteúdo, para fazê-lo crescer além dos campos de jogo”, argumenta. 

Para finalizar, Tebas afirma que os métodos adotados pela LaLiga Santader estão funcionando, como os relatórios do Brand Finance Football 50 de 2022 indicam. Logo, ele destaca que os resultados apresentados são motivo de orgulho do futebol espanhol ter oito clubes presentes no top 50 e para um clube da Espanha ser o melhor no geral. 

Esses métodos estão claramente funcionando, com relatórios como o Brand Finance Football 50 de 2022 demonstrando e quantificando o quanto os times espanhóis estão promovendo suas marcas. É motivo de orgulho para o futebol espanhol ter oito clubes presentes no top 50 e para um clube espanhol ser o melhor no geral.

PUBLICIDADE

Confira o top 10 dos clubes mais valiosos do mundo:

  • 1 Real Madrid
  • 2 Manchester City
  • 3 Barcelona
  • 4 Liverpool
  • 5 Manchester United
  • 6 Bayern Munich
  • 7 PSG
  • 8 Tottenham
  • 9 Chelsea
  • 10 Arsenal
  • 49 Flamengo
Better Collective