Home Mercado da Bola Para ganhar rodagem, Manchester City empresta cria do Grêmio para clube português

Para ganhar rodagem, Manchester City empresta cria do Grêmio para clube português

Diego Rosa nunca atuou sob o comando do técnico Pep Guardiola. Na última temporada ele atuou pelo Lommel SK, da Bélgica

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Uma das promessas do Manchester City e elogiado com frequência pelo técnico Pep Guardiola está de saída: Diego Rosa. O jogador de 19 anos, antes de mais nada, deixa o clube sem nunca ter disputado uma partida oficial com a camisa dos Citizens.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Diego Rosa será emprestado ao FC Vizela, de Portugal, por uma temporada. O jogador foi cedido numa operação sem custos. No entanto, a acordo prevê o desligamento imediato do atleta caso o Manchester City solicite seu retorno.

Cria das divisões de base do Grêmio, Diego Rosa se transferiu para o futebol europeu atuações destacadas pela seleção brasileira sub-17. Para tirá-lo do clube gaúcho, o Grupo City investiu 5 milhões de euros (R$ 30 milhões, à época).

PUBLICIDADE

O empresário do jogador, Edson Neto, foi o responsável pela negociação com o FC Vizela. A tendência é que no máximo no fim desta semana Diego Rosa já esteja à disposição da comissão técnica de seu novo clube.

Ainda segundo apurou a reportagem, Diego Rosa foi liberado por Pep Guardiola para ganhar mais rodagem nesta temporada. Mesmo que o desejo do volante fosse seguir no Manchester City, ele foi aconselhado a sair para ter mais minutagem em campo.

No novo clube, o meio-campista terá três competições pela frente: o Campeonato Português, a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Ele tem contrato com os ingleses até junho de 2025. O empréstimo será até junho de 2023, com cláusula de opção de compra para o FC Vizela.

Diego Rosa foi oferecido a outros clubes

Antes de assinar com FC Vizela, Diego Rosa foi oferecido para outras três equipes europeias: Eintracht Frankfurt, da Alemanha, Montpellier, da França e, PSV Eindhoven, da Holanda. Contudo, as negociações não avançaram e o jogador acabou cedido ao time português.

PUBLICIDADE

O bom relacionamento entre Txiki Begiristain, diretor esportivo do Manchester City e o presidente do FC Vizela, Eduardo Guimarães, foi determinante para o jogador brasileiro firmar contrato.

Grande aposta do Grupo City

Em julho de 2020, Diego Rosa teve seus direitos econômicos adquiridos pelo Grupo City. Apesar de ter sido escolhido a dedo por Pep Guardiola, o jogador chegou a participar da pré-temporada do Manchester City.

Porém, não teve espaço no elenco comandado pelo treinador espanhol e foi emprestado ao Lommel SK, da Bélgica, um dos clubes do conglomerado inglês, para ganhar rodagem na sua primeira experiência no futebol europeu.

Ao todo, disputou 29 partidas pelo clube: 26 na Série B do Campeonato Belga e três na Taça da Bélgica. Nesse meio tempo, foi titular em 22 oportunidades, marcou dois gols, fez duas assistências e totalizou 2054 minutos jogados na última temporada.

PUBLICIDADE

A passagem pelo futebol brasileiro

Diego Rosa venceu a Copa do Mundo sub-17 realizada no Brasil em 2019. O meio-campista, inclusive, foi um dos símbolos da seleção brasileira. Por isso, o jogador entrou no radar de grandes clubes europeus como Barcelona, Juventus e Liverpool.

No entanto, o Manchester City agiu rápido nos bastidores para garantir sua contratação. Diego Rosa surgiu para o futebol no Vitória (BA). Ele foi parar no Grêmio na transação que envolveu a ida do zagueiro Wallace Reis, ex-Corinthians e Flamengo, para o rubro-negro baiano.

Haaland e Julián Álvarez são apresentados no Manchester City. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIycHB6REh4eSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]