Pavón pode jogar a Libertadores pelo Atlético-MG? Entenda o imbróglio
Depois de assinar pré-contrato no início do ano, Pavón assinou vínculo com o Atlético-MG até junho de 2025
Divulgação/Atlético-MG
O Atlético-MG entra em campo nesta terça-feira (5), às 19h15 (de Brasília), para enfrentar o Emelec pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Com o empate por 1 a 1 no jogo de ida disputado no Equador, o time comandado pelo argentino Turco Mohamed precisa de uma vitória simples no Mineirão para avançar às quartas de final da competição.
A grande dúvida no Atlético-MG, no entanto, é em relação ao atacante Cristian Pavón, ex-jogador do Boca Juniors e recentemente anunciado como reforço do Galo para a sequência da temporada.
Afinal, o Pavón pode jogar a Libertadores pelo Atlético-MG?
A princípio, Pavón não poderá disputar a Libertadores pelo Atlético-MG em 2022. Ainda fora da lista de inscritos do Galo e com a janela de transferências fechada no Brasil, o atacante não poderá atuar já contra o Emelec pela fase de oitavas de final.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJWdml4c095VyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Do mesmo modo, Pavón deve perder as partidas seguintes do Atlético-MG na Libertadores – caso a equipe elimine o Emelec – por causa de uma punição da Conmebol, que aplicou uma suspensão de seis jogos ao atacante pela confusão generalizada entre Boca Juniors e o próprio Galo nas oitavas de final da temporada passada, quando o time mineiro eliminou a equipe Xeneize na disputa de pênaltis no Mineirão.
Como o Boca Juniors não entrou mais em campo pela Libertadores na edição passada, a punição tem que ser cumprida na temporada seguinte, portanto, a atual – ou a próxima, se for o caso.
Pavón, no entanto, não foi inscrito pelo time argentino para a disputa dos seis jogos da fase de grupos e chega ao Atlético ainda devendo o cumprimento da suspensão.
Portanto, se for inscrito pelo Galo para as fases seguintes da competição, o jogador não terá tempo de cumprir a punição e atuar da edição deste ano já que entre as quartas de final e a decisão, são apenas cinco jogos.
Galo tenta recorrer:
O diretor jurídico do Atlético-MG, Luiz Fernando Pinta, afirmou em entrevista ao BH Sports que o clube entrará com um pedido de detração da pena de Pavón caso avance às quartas de final da Libertadores, mas a situação do atacante argentino, porém, é muito complicada.
A Conmebol, entidade responsável pelo futebol sul-americano e também pela realização da Libertadores, nunca aceitou tal requisição, ou seja, Pavón deve mesmo ter que cumprir os seis jogos de suspensão.
Em outras palavras, o argentino não poderá atuar pelo Atlético-MG na atual edição da competição.
Por último, vale lembrar que Pavón só poderá ser regularizado para atuar pelo Atlético-MG a partir de 18 de julho, quando reabre oficialmente a janela de transferências no futebol brasileiro.
Pavón reforça o ataque alvinegro! Atacante assina com o clube até junho de 2025: https://t.co/4dNQYhSbde#VamoGalo 🏴🏳️ pic.twitter.com/UC5OhBrMj9
— Atlético (@Atletico) July 3, 2022

