Home Futebol Santos pode ser punido e ficar sem jogar na Vila Belmiro até o fim de 2022

Santos pode ser punido e ficar sem jogar na Vila Belmiro até o fim de 2022

Peixe pode sofrer dura punição no Brasileirão por conta dos incidentes no duelo da Copa do Brasil contra o Corinthians

Por Flavio Souza em 14/07/2022 12:52 - Atualizado há 3 anos

Reprodução

O Santos pode ficar sem o apoio da sua torcida até o fim da temporada após torcedores do clube invadirem o gramado após o fim da partida do clube contra o Corinthians, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) deve denunciar o Peixe assim que terminar a análise da súmula, documentos e vídeos da partida.

O clube deve ser enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça. E existe a possibilidade de punição de até dez mandos de campo. Caso isso ocorra, o Santos essa pena já seria cumprida na atual edição do Brasileirão. Dessa forma, a equipe só poderia voltar a jogar na Vila Belmiro em 2023.

O que diz o artigo

Os parágrafos I e II do artigo citado citam os seguintes pontos:

  • I – desordens em sua praça de desporto;
  • II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo

A punição prevista é de multa que pode chegar até R$ 100 mil. Além disso, o Santos pode perder o mando de campo, de um até dez jogos.

“Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, quando participante da competição oficial”, diz o texto do artigo.

Como foi eliminado da Copa do Brasil, o Santos terá que cumprir a punição, caso ocorra, já nos jogos do Brasileirão.

Mais informações do Santos

Depois da eliminação na Copa Sul-Americana, o Santos se despediu também da Copa do Brasil na última quarta-feira (13). O Peixe encarou o Corinthians, conseguindo vencer o duelo, mas não pelo placar necessário para seguir na competição. E conforme citado, após o apito final, a torcida invadiu o gramado, com tentativa de agressão ao goleiro Cássio e outros atletas do Timão.

Além disso, a partida teve sinalizadores na arquibancada e objetos arremessados no gramado ainda durante o jogo. Por conta disso, dificilmente o Santos não será punido pelo STJD.

A esperança dos dirigentes é que a punição seja branda e fique restrita a multa financeira.

Exit mobile version