Home Extracampo Jornal europeu se surpreende com a relação clube vs treinador no Brasil: “É um caos”

Jornal europeu se surpreende com a relação clube vs treinador no Brasil: “É um caos”

Veículo se impressiona que no futebol brasileiro, levando em conta a Série A e B, 32 técnicos trocaram de clube somente no primeiro turno

Por Luciano Ferreira em 26/07/2022 01:23 - Atualizado há 2 anos

Reprodução

No futebol brasileiro, os treinadores não têm vida fácil, e podem ir do céu ao inferno apenas da noite para o dia. O último a provar do imediatismo dos clubes do Brasil em relação aos trabalhos dos técnicos, foi Maurício Souza. O Vasco demitiu o profissional no último domingo (25), insatisfeito com os últimos resultados. Tal cenário que se presencia nas competições do país, atravessou o Atlântico e repercutiu na Europa.

“Os bancos brasileiros estão revolucionados. As ligas A e B trocaram um total de 32 treinadores apenas no primeiro turno. O último foi Maurício Souza, que estava no comando do Vasco de Gama. Assim, das 40 equipes que compõem as divisões A e B, 26 delas produziram pelo menos uma substituição no banco”, realçou o jornal AS, da Espanha.

Na Série A, 11 treinadores foram demitidos por seus respectivos clubes ou trocaram de equipe. O Athletico Paranaense, por exemplo, mandou dois treinadores embora durantes as 19 primeiras rodadas do Brasileirão.

“Uma situação que parece, no entanto, não tê-lo prejudicado; já que ele é atualmente o quinto colocado no campeonato, e nas quartas de final da Copa e Libertadores”, avaliou.

Confira os times da Série A e B que demitiram ou perderam seus treinadores

Dez clubes a Série A do Campeonato Brasileiro trocaram de treinador pelo menos uma vez no primeiro turno. São eles: Flamengo, Atlético-MG, Santos, Fluminense, Internacional, Atlético-GO, Ceará, Cuiabá, Goiás e Juventude. Enquanto o Atlhletico, que fecha a lista, trocou duas vezes, como mencionado.

A Série B, por sua vez, conta com 14 clubes que efetuaram a demissão (ou os técnicos pediram para sair) de treinadores até a 19ª rodada do certame. Dentre as equipes que demitiram duas vezes estão: Náutico, Guarani, Vasco, Vila Nova e Sport.

Por outro lado, Bahia, Chapecoense, CRB, CSA, Ituano, Operário, Brusque, Novorizontino e Tombense trocaram de técnico uma vez no Brasileirão Série B.

Enquanto apenas 14 equipes, levando em consideração as duas divisões, mantêm o mesmo treinador: Palmeiras, Corinthians, Red Bull Bragantino, Coritiba, Avaí, Fortaleza, Botafogo e São Paulo. Além de Cruzeiro, Grêmio, Criciúma, Londrina, Sampaio Corrêa e Ponte Preta.

VEJA OS NOMES DOS TREINADORES

SÉRIE A:

América-MG: Marquinhos Santos.

Athletico-PR: Alberto Valentim e Fábio Carille.

Atlético-GO: Umberto Louzer.

Atlético-MG: Antonio Mohamed.

Ceará: Dorival Júnior.

Cuiabá: Pintado.

Flamengo: Paulo Sousa.

Fluminense: Abel Braga.

Goiás: Glauber Ramos.

Internacional: Alexander Medina.

Juventude: Eduardo Baptista.

Santos: Fabián Bustos.

SÉRIE B

Bahia: Guto Ferreira.

Brusque: Waguinho Dias.

Chapecoense: Gilson Kleina.

CRB: Marcelo Cabo.

CSA: Mozart e Alberto Valentim.

Guarani: Daniel Paulista e Marcelo Chamusca.

Ituano: Mazola Júnior.

Náutico: Felipe Conceição e Roberto Fernandes.

Novorizontino: Alan Aal.

Operário: Claudinei Oliveira.

Sport: Gilmar dal Pozzo e Lisca.

Tombense: Hemerson Maria.

Vasco: Zé Ricardo e Maurício Souza.

Vila Nova: Higo Magalhães e Dado Cavalcanti.

Sair da versão mobile