Em entrevista ao Flow Sport Club, Zico analisou o desempenho de Renato Gaúcho à frente do Flamengo. Após um início arrasador de trabalho, o treinador viu a equipe cair de rendimento, algo que influenciou em frustrações na Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Mesmo sem títulos, o ex-comandante do time carioca foi defendido pelo Galinho, que mencionou o fato da diretoria não ter defendido o profissional de críticas.
“A campanha feita foi excelente. Por mais que eu seja amigo do Renato e goste dele, acho um cara espetacular e sabe gerenciar o grupo, ser chamado por alguns caras de animador de vestiário é sacanagem! Ninguém faz um time ganhar de todo mundo por não ser técnico. O que eu acho é que foi criada uma imagem e o Flamengo deixou que isso acontecesse. Não houve defesa e parecia que o Flamengo já ia (para os jogos) derrotado. Isso foi um grande problema”, disse.
Além disso, Zinho recordou que o Flamengo viveu bons momentos sob comando de Renato Gaúcho. Apesar disso, ele acredita que questões extracampo, como apoio político, acabaram queimando o técnico, que virou alvo constante de críticas pesadas.
“Quando se muda o treinador, os jogadores, às vezes, sentem mais essa mudança. Com o Renato, o time jogou bem! O Flamengo não perdeu para qualquer time. Perdeu um Brasileiro para o Atlético-MG e a final (da Libertadores) por um erro individual contra o Palmeiras. O único jogo fora da curva foi contra o Athletico. Eu não sei se algumas declarações políticas do Renato a imprensa começou a dar porrada… não se pode falar nada hoje, tem o contra e o ao favor. Se der uma opinião contrária, reclamam“, avaliou.
“Todo mundo começou a pegar no pé do Renato, o maior vencedor de partidas de Libertadores, ganhou tudo que disputou e saiu com aproveitamento alto. Perdeu em lances isolados, com o time jogando bem e goleando todo mundo”, completou.
Renato Gaúcho não é mais o treinador do Flamengo.
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) November 29, 2021
⚔️ 38 jogos
✅ 25 vitórias
❌ 5 derrotas
📊 72.8% aproveitamento
⚽️ 87 gols marcados
🚫 31 gols sofridos
🛠 112 grandes chances
🔓 44 grandes chances cedidas
👟 5.3 chutes p/ marcar gol
⚠️ 10.2 chutes p/ sofrer gol
🏆 0 títulos pic.twitter.com/TqGaQhRNmj
Renato projetou volta ao Flamengo
Desligado pela gestão de Rodolfo Landim em comum acordo, Renato Gaúcho apontou que fez um bom trabalho no Flamengo. Sem guardar mágoa pela decisão do clube, o treinador espera, no futuro, ter uma chance de redenção no Rubro-Negro.
“Com esse vice da Libertadores e o vice do Campeonato Brasileiro, se fosse na Europa o treinador estaria consagrado. Além disso, ganharia uma sequência. Tanto que meu aproveitamento no Flamengo foi de quase 74%, mesmo com vários jogadores no departamento médico, uma decisão a cada três dias. Mas isso faz parte da cultura brasileira. Estou com a consciência tranquila do trabalho que faço nos clubes. Fiquei muito feliz por ter treinado o Flamengo. Espero um dia voltar, até porque acredito que o trabalho foi muito bom, mas infelizmente não conquistamos títulos”, relatou ao SporTV.

