Home Extracampo Advogado revela que Renan pode conseguir liberação para acertar com novo clube mesmo após acidente

Advogado revela que Renan pode conseguir liberação para acertar com novo clube mesmo após acidente

Jogador recebeu proposta após acidente que matou motociclista em Bragança Paulista

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O caso Renan segue gerando repercussão, ainda mais após o zagueiro ter recebido proposta para defender o Al Jazira, dos Emirados árabes Unidos. O atleta teve seu contrato de empréstimo rescindido com o Red Bull Bragantino e voltou ao Palmeiras, que decidiu demitir o jogador por justa causa após o acidente que matou um motociclista de 38 anos em Bragança Paulista.

PUBLICIDADE

A informação da proposta árabe por Renan foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande. Após isso, o jornalista Andrei Kampff, em seu blog Lei em Campo, entrevistou especialistas para compreender se uma liberação será possível, já que o passaporte de Renan está apreendido pela polícia.

O advogado Davi Tangerino, especialista em direito penal, disse que a decisão de reter o passaporte do zagueiro pode ser substituída por outra. Ou seja, ele poderia ter outro tipo de restrição.

PUBLICIDADE

“A retenção do passaporte é uma medida cautelar que, por definição, é precária, ou seja, pode ser revogada ou substituída por outra (…) Os atos processuais podem ser cumpridos via cooperação. Um juiz brasileiro pede ao juízo dos Emirados Árabes que execute o ato, por exemplo, interrogatório. Mesmo assim, seria bem uma situação bem difícil”, explicou o advogado.

Porém, outro especialista ouvido por Kampff foi Maurício Correia de Veiga. Para ele, o exercício profissional deve ser assegurado a Renan, mas por conta da “ocorrência grave”, uma liberação do passaporte é “incompatível”.

“Entendo que o exercício profissional deve ser assegurado ao atleta. Porém, uma relação empregatícia em outro país, após a ocorrência do grave ato, parece ser casuístico”, disse o advogado especialista em direito desportivo.

“A necessidade de comparecer perante delegacia e posteriormente no fórum, ao meu ver são incompatíveis com a saída do país.”

PUBLICIDADE

Defesa fala em chance nula de Renan jogar no Brasil

O argumento da defesa de Renan é que o jogador tem “chance nula” de jogador no Brasil, já que a repercussão do caso torna isso incompatível. O entendimento é que sua recolocação profissional precisa ser no exterior. Os advogados do zagueiro revelado pelo Palmeiras apontam que a decisão de apreensão do passaporte é excessiva.