Home Futebol Champions League: 10 jovens jogadores para ficar de olho

Champions League: 10 jovens jogadores para ficar de olho

Competição europeia pode mostrar uma nova leva de futuros craques

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

A fase de grupos Champions League 2022/23 tem data marcada para 6 de setembro. Portanto, o principal torneio europeu deve reunir um conjunto não só de craques e lendas, mas também de futuros jogadores que podem marcar época.

PUBLICIDADE

Dessa forma, analisamos alguns jogadores que podem brilhar não só na Champions League, mas na temporada vigente e também no futuro.

Gonçalo Inácio – Sporting

Um raro zagueiro canhoto que tem chamado muita atenção no futebol português. Aos 20 anos, Gonçalo Inácio é uma das principais promessas da lendária base do Sporting Lisboa. Com boa saída de bola e impulsão no jogo aéreo, o gajo assumiu a titularidade no Leão com apenas 18 anos, conquistando o titulo nacional. Atualmente está no radar do treinador da seleção, Fernando Santos, além do poderoso PSG.

PUBLICIDADE

Enzo Fernández – Benfica

A princípio, Enzo Fernández chegou a ser disputado por times brasileiros, contudo, acertou com o Benfica nesta temporada. Apesar do pouco tempo, o argentino não parece ter problemas de adaptação, mostrando maturidade no meio-campo junto a experiência de João Mário. Aos 21 anos, o jovem combina muito bem a sua qualidade de passe com uma grande visão de jogo.

Aurélien Tchouaméni – Real Madrid

Um dos principais jogadores do Monaco na campanha que colocou a equipe na fase eliminatória da Champions, o meio-campista francês agora tem o desafio de jogar no atual campeão europeu. Somado a isso, após o adeus de Casemiro, o jovem de 22 anos deve disputar posição com o compatriota, Camavinga. Dentre as principais características de Tchouaméni se destacam sua intensidade que gera amplitude no campo, combatividade nos duelos no chão, além da imposição física com 1,88m.

Gavi – Barcelona

Certamente um dos nomes mais conhecidos da lista, Gavi é um “xodó” de Xavi. Aos 18 anos e parceiro de Pedri, os culés comparam a dupla constantemente com o atual treinador e também Iniesta. O jovem é capaz de atuar aberto no meio-campo formando uma linha de três ou como ponta. Além disso, a joia de ‘La Masia’ tem capacidade para criar jogadas na linha de fundo e possibilidade de fazer dobras com pontas como Dembélé e Ansu Fati.

De Ketelaere – Milan

Reforço mais caro do Milan na janela, os Rossoneri não pouparam esforços e desembolsaram 167 milhões de reais no meia. Aos 21 anos, Ketelaere é considerado um dos principais expoentes da nova geração belga. Por sua altura e grande inteligência dentro de campo, pode atuar como um falso 9, ponta-direita ou na sua posição de origem, meia armador.

PUBLICIDADE

Gabriel Vidovic – Bayern de Munique

Primeiramente, no ano anterior, Vidovic chamou muita atenção por suas atuações no Bayern B. Em seguida, representou a equipe principal três vezes, voltando a defender os bávaros no último fim de semana. Em poucos minutos, o croata de 18 anos deixou uma assistência. O europeu joga propriamente atrás do centroavante, como um segundo atacante ou meia. Sua grande capacidade para produzir no espaço curto e sobretudo pisando na área, lembram o alemão Thomas Muller.

Adam Hlozek – Bayer Leverkusen

A principal promessa da República Tcheca nos últimos anos, Hlozek deu um passo importante na carreira. Aos 20 anos, o atacante assinou com o Bayer Leverkusen e pretende mostrar valor em uma liga mais competitiva. Foram anos de destaque no país natal defendendo o Sparta Praga. Apesar de contar com uma boa estatura para atuar como um 9, o tcheco deve formar dupla nas beirada junto a outra joia, Moussa Diaby. Vale ressaltar que os alemães já contam com Schick e Azmoun como opções para centroavante.

Youssoufa Moukoko – Borussia Dortmund

Uma das principais promessas do futebol europeu, Moukoko nasceu em Camarões, mas também tem nacionalidade alemã. No sub-17 do Borussia, chegou a registrar incríveis 50 gols em 28 jogos. Fenômeno na categoria de base, o atacante canhoto de 17 anos deve ganhar mais minutos na Champions League com a saída de Erling Haaland.

Khvicha Kvaratskhelia – Napoli

Mesmo com o nome difícil não se engane, Khvicha Kvaratskhelia é a principal promessa da Geórgia. Aos 21 anos, o atacante assumiu a artilharia do grupo C da Liga das Nações, dessa forma, ganhando destaque no seu país. Por outro lado, o desafio do ponta-esquerda seria uma adaptação na Itália atuando pelo Napoli. Por analogia, o começo é animador com 3 gols e 1 assistência em 2 jogos.

PUBLICIDADE

Evanilson – Porto

Único brasileiro da lista, Evanilson vem progredindo a cada temporada. Revelado nas Laranjeiras, o atacante de 22 anos se destaca no futebol português por sua versatilidade, atuando nas beiradas, como um segundo atacante, centroavante ou em uma linha de 2. Na última temporada foram 21 gols em 46 jogos.