Restam 89 dias para o pontapé inicial na Copa do Mundo 2022 e a Fifa vem promovendo alguns ajustes. Depois de antecipar o primeiro jogo da competição e estender as convocações de 23 para 26 jogadores, a entidade incluiu mais uma pequena mudança na questão da lista provisória. A pedido das confederações, não será mais divulgada a relação com os pré-convocados, conforme ocorria anteriormente. A informação é do jornalista Marcel Rizzo, do UOL Esporte.
No regulamento antigo da Fifa, o documento apresentava em seu item 3, do artigo 23, que a lista provisória para a Copa do Mundo seria publicada pela entidade que rege o futebol mundial. Com a mudança, cabe a cada federação divulgar ou não a relação de jogadores, que saiu de 35 para 55 nomes. A CBF, por sua vez, costuma preservar a lista, mas em muitas oportunidades os nomes acabaram vazando na mídia, como ocorreu em 2018.
Ainda segundo o regulamento, após as federações enviarem suas respectivas listas de convocados, agora com 26 nomes, sendo obrigatório que estes estejam na relação inicial dos 55 jogadores, só poderão ser efetuadas trocas dentro de um período que antecede as 24h da estreia da respectiva seleção. O problema de lesão deve ser comprovado com um laudo. Nesta situação, a troca poderá ser feita por qualquer atleta, mesmo este não aparecendo na lista provisória.
A primeira partida da Copa do Mundo 2022 ocorre no dia 20 de novembro, com o duelo entre Qatar e Equador. O debute da seleção brasileira será no dia 24 de novembro, diante da Sérvia. Camarões e Suíça serão os outros adversários da equipe comandada por Tite no Mundial.
🙋♂️ David Villa pediu a bola e fez a festa#FIFAWorldCup | @SEFutbol | @Guaje7Villa
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) August 22, 2022

