O Cruzeiro abriu larga vantagem para os rivais na classificação da Série B e tem sua vaga encaminhada para retornar à Série A. Mesmo com 14 rodadas a disputar, o professor Gilcione Costa, do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), apontou em entrevista ao Globoesporte.com coloca o clube mineiro, no cenário atual, com uma grande folga para garantir o retorno à elite após três anos.
Além disso, o especialista no assunto disse que a probabilidade é que a pontuação para conseguir o acesso em 2022 seja menor do que em anos anteriores.
“É muito provável que o quinto colocado tenha 57 pontos ou menos. Então, o Cruzeiro, a partir de 58 pontos, ele começa a ter grande chance de conseguir o acesso. Não é 100%, porque é possibilidade”, garantiu o professor sobre as chances de acesso.
“Existe a possibilidade de os times vencerem muitos jogos. É muito improvável. A tendência, a projeção é que, no máximo, tenham 57 pontos.”
Cruzeiro está virtualmente na Série A
Dito isso, para Costa, o Cruzeiro está virtualmente na Série A. Segundo ele, é extremamente improvável, mesmo sem uma fase ruim, que o Cruzeiro não some, no mínimo, de seis a dez pontos nas rodadas finais, o que garantiria de vez o clube na elite do Brasileirão em 2022.
“Daqui a pouco, a chance vai ser superior a 99,999%. Virtualmente falando, o Cruzeiro já classificou, já está garantido na Série A do ano que vem. Dificilmente, em 14 jogos, o Cruzeiro não vai fazer seis pontos, 10 pontos. Ele tem jogos no Mineirão”, apontou o especialista no assunto.
“Difícil imaginar que não irá fazer seis pontos. Nem na fase ruim dele na Série B, no ano passado, ele fazia só seis pontos em 14 jogos.”

