Home Futebol FIFA pede “uso mínimo” do VAR na Copa do Mundo 2022

FIFA pede “uso mínimo” do VAR na Copa do Mundo 2022

Ideia está clara e foi repassada aos árbitros para a Copa do Mundo que será disputada no Catar

Por Matheus Camargo em 15/08/2022 14:35 - Atualizado há 3 anos

Divulgação / FIFA

A FIFA quer o uso mínimo do árbitro de vídeo (VAR) na Copa do Mundo 2022, que será disputada no Catar no fim de 2022. Segundo publicação do jornalista Marcel Rizzo, em sua colua no UOL Esporte, foram realizados 36 seminários com os árbitros, os assistentes e os árbitros de VAR selecionados para o torneio. A ideia principal foi passar para eles que a maioria das decisões devem ser tomadas em campo.

Presidente do comitê de arbitragem da FIFA, o italiano Pierluigi Colina, árbitro da final da Copa do Mundo de 2022, disse que “o objetivo é preparar o árbitro da melhor maneira possível para evitar o uso da tecnologia”. Colina disse ainda que o VAR existe para “minimizar o erro humano”, o que pode segundo ele ocorrer com qualquer árbitro.

Porém, a ideia real da FIFA é “minimizar os erros em campo”. O lema entregue aos árbitros é de “usar o VAR apenas em erros claros e óbvios”. A tecnologia não pode ser uma “segunda chance”.

Diretor de arbitragem da FIFA, o suíço Massimo Busacca reforçou o que a FIFA pede, que é ter certeza que os árbitros vão compreender a mensagem passada sobre o uso da tecnologia em campo.

Mudança no impedimento também é novidade

Também será na Copa do Mundo do Catar que será utilizado o impedimento semiautomático. Câmeras vão levar ao VAR, em tempo real, a posição do jogador que estaria supostamente em impedimento, além do momento exato em que a bola foi lançada dos pés do companheiro. O árbitro do VAR não vai mais traçar manualmente as linhas para identificar o lance, visto que isso causa problemas como atraso na partida e erros de precisão no momento da ação.

Exit mobile version