O Flamengo continua firme na Libertadores e na Copa do Brasil. Em ambas, disputará as semifinais. Pelo mata-mata nacional, o Rubro-Negro entará em campo nesta quarta (24), no Morumbi, para enfrentar o São Paulo no jogo de ida, às 21h30 (horário de Brasília). Com esses compromissos, além de ter o Brasileirão Série A para jogar, o Mengão tem uma verdadeira maratona.
Afinal, o Flamengo completará 100 dias sem semana cheia para treinos em setembro. Ou seja, serão mais de três meses com jogos “às quartas e aos domingos”, sem o descanso no meio da semana. O próximo compromisso, na semana seguinte, será diante do Vélez Sarsfield, visando a final da Libertadores nas duas quartas-feiras seguintes. Por fim, realizará a partida de volta com o Tricolor Paulista na quarta posterior ao último jogo diante dos argentinos.
Pelo Brasileirão Série A, onde o rubro-negro ainda busca alcançar o Palmeiras, o Flamengo jogará sempre nos finais de semana até o dia 18 de setembro. Entre os compromissos nas copas, irá encarar pelo campeonato nacional no período Botafogo, Ceará, Goiás e Fluminense. A tendência é que Dorival poupe titulares nestes duelos, como fez no empate em 1 a 1 com o Palmeiras neste domingo (21), mantendo o rodízio no elenco.
Desse modo, depois do clássico Fla-Flu pelo Brasileirão Série A do dia 18, enfim o rubro-negro terá uma folga no calendário. Afinal, a Data FIFA reservada para os últimos amistosos das seleções antes da Copa do Mundo 2022 fará a equipe de Dorival Júnior ganhar uma folga de 10 dias no calendário. Assim, o Flamengo só voltará a jogar no dia 28 de setembro, contra o Fortaleza, fora de casa.
Dorival Júnior ainda não teve semana cheia no Flamengo
Coincidentemente, a última vez em que o time carioca não teve jogos no meio de semana ocorreu justamente entre os confrontos contra Fluminense e Fortaleza no primeiro turno do Brasileirão Série A. Anteriormente, o Flamengo disputou o Fla-Flu em 29 de maio, só voltando a campo diante dos cearenses em 5 de junho.
Assim, a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza no Maracanã foi a penúltima partida sob o comando de Paulo Sousa. Nesse sentido, Dorival Júnior não teve nenhuma semana cheia para treinos desde que chegou, no começo de junho. Então, o Flamengo, entre o revés em casa para o Leão do Pici e o Fla-Flu de 18 de setembro, terá entrado em campo por 31 vezes em 105 dias, média de um jogo a cada 3,4 dias.
Até o momento, o Flamengo disputou 23 das 31 partidas no período iniciado em 5 de junho. Dorival Júnior estreou seis dias depois, na derrota por 3 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio. O rubro-negro, nestes 23 jogos da maratona quarta-domingo, apresenta 68% de aproveitamento, com 15 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. Dois destes reveses ainda sob o comando de Paulo Sousa.

