O Grêmio pode ter de volta o melhor driblador do Brasileirão Série B no próximo domingo (21) contra o Cruzeiro, na Arena do Grêmio. O atacante Ferreira está em reta final de recuperação de lesão muscular e pode ser novidade para um dos jogos mais esperados da segunda divisão em 2022.
O retorno de Ferreira foi bastante comemorado pelo técnico Roger Machado por causa das suas características técnicas e capacidade de mudar o panorama da partida.
O retorno do camisa 10 é encarado como fato novo depois do Tricolor Gaúcho ter perdido para o CRB, em Alagoas, por 2 a 0, no último sábado (13). Além da derrota, os dirigentes do Grêmio questionaram a atuação do time, principalmente, pela equipe não ter conseguido a vitória ou ao menos um empate quando conquistou a superioridade numérica desde os 24 minutos do primeiro tempo.
Com a ausência de Ferreira, o time treinado por Roger Machado tem claras dificuldades no setor ofensivo. Haja vista que atacante é visto como um dos melhores do elenco para gerar espaços com a bola ou sem ela.
Uma das formas de criar espaços é através das movimentações ou dos dribles, um dos atributos técnicos do meia-atacante. Segundo o Footstats, ele lidera a média de dribles do Brasileirão Série B, com 2,63 dribles certos por partida.
O aproveitamento está acima de 72% das oportunidades em que Ferreira tenta novos dribles. Em oito jogos, o camisa 10 acumula 21 dribles.
Contra o Guarani, por exemplo, o Grêmio tentou sete dribles na partida e acertou somente três. Já no duelo contra o Operário, três dribles certos em 10 tentativas. Diante do CRB, seis em 14. Nos três duelos o time não bateu mais do que 40% de acerto no fundamento. O que mostra a dependência do Grêmio em construir jogadas criativas com Ferreira em campo.
O que atrapalha a sequência de partidas de Ferreira com a camisa do Grêmio é a quantidade de lesões musculares em série. Em 2022, ele participou apenas de 14 jogos em 41 partidas do Imortal.
Diante disso, a certeza é que o Ferreira entrará em campo contra o Cruzeiro no domingo. Contudo, ainda não se sabe se será titular ou reserva. O meia já está afastado por 26 dias e ainda há o risco de apresentar um novo problema muscular se ele jogar de forma intensa durante toda a partida.
Vale destacar que o atacante sentiu nova lesão muscular no primeiro tempo da partida com a Chapecoense, em Chapecó, e ficou fora dos duelos com Guarani, Operário e CRB.
Agenda do Grêmio
As duas próximas partidas do Grêmio no Brasileirão Série B serão na Arena Grêmio. No próximo domingo (21), o jogo será contra o líder da competição, o Cruzeiro. No sábado do dia 26 de agosto, o Tricolor Gaúcho enfrenta o Ituano, às 19h.

