Por meio de comunicado divulgado pelo Ministério do Esporte, o presidente do Equador, Guillermo Lasso, confirmou que a finalíssima da Copa Libertadores nesta temporada será disputada de fato em Guayaquil, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Nos últimos dias, correu a informação de que a Conmebol estava estudando trocar a sede da finalíssima do torneio pelo fato do Equador não ofertar a estrutura ideal para a realização do evento. O governo do país se mobilizou e prometeu todas as movimentações possíveis para não perder o direito.
Através de um decreto, o presidente do país sul-americano deu todo o aval e a responsabilidade do ministro chefe da pasta, Sebastián Palacios, de coordenar e “garantir o bom desenvolvimento” dos dois eventos esportivos. Palacios comemorou a declaração de Lasso, chamando-a de “boa notícia”.
Lasso também ordenou que as autoridades máximas dos ministérios convocados pela pasta do Esporte disponibilizem “todas as instalações, assim como o contingente humano, técnico e operacional” para a decisão da Libertadores e também na disputa da Libertadores feminina, que ocorre entre os dias 13 e 28 de outubro no Equador.
Ecuador recibirá dos de los eventos de fútbol más importantes de la región y el mundo, a nivel de clubes. ⚽⚽
.@DeporteEc coordinará las acciones para garantizar la realización de la #FinalÚnica2022 en Guayaquil y la Libertadores Femenina en Quito. 🇪🇨#JuntosLoHacemosPosible pic.twitter.com/5EmeSV1H78
— Ministerio de Deporte (@DeporteEc) August 2, 2022
Diante do cenário de chaveamento e equipes classificadas, a possibilidade da Libertadores ter a sua terceira final brasileira consecutiva são reais. Dos oito sobreviventes, cinco são brasileiros, com três podendo carimbar vaga nas semis, caso o Athletico supere o Estudiantes. Atual bicampeão do torneio, o Palmeiras fez duas decisões contra compatriotas em 2020 e 2021, batendo Santos e Flamengo, respectivamente.
🔥🏆 É quarta-feira! Os jogos da noite pelas quartas de final da CONMEBOL #Libertadores.
🇧🇷🇦🇷 Confrontos locais em Brasil e Argentina. pic.twitter.com/2Wogwj4ndf
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 3, 2022

