O PSG começa a temporada 2022/23 com grandes expectativas e algumas reformulações no elenco. Entre saídas e chegadas, o principal movimento foi a renovação de Kylian Mbappé, que esteve perto do Real Madrid, mas optou por permanecer no clube francês por pelo menos até 2025.
Ele vem sendo protagonista no PSG em números e poder de decisão nos últimos tempos. O jornal “Le Parisien” explicou como a joia francesa é o “centro do projeto” da equipe de Paris: “O golpe mais importante da janela de transferências foi manter Kylian Mbappé, colocado ‘no coração do projeto’“, destacou a publicação, que foi clara sobre a posção do jogador de 23 anos no clube:
“Christophe Galtier no comando e Kylian Mbappé na vanguarda, mas ainda com a mesma obsessão, vencer a Champions League”, diz o veículo. O PSG ainda não conseguiu vencer a principal competição da Europa e apenas bateu na trave. Na temporada passada teve que conviver com o trauma de ter levado uma virada histórica para o Real Madrid após abrir 2 a 0 no agregado.
Agora com novo comandante, o PSG tem como esquema base o 3-4-1-2. O argentino joga um pouco atrás do brasileiro e do francês, que têm liberdade de movimentação: “Um trio de ataque que faz o mundo todo sonhar, apesar de uma primeira temporada mista: Lionel Messi, Neymar e Mbappé”, afirmou o ‘Le Parisien’.
Após especulações, Neymar permanece em Paris. Além de manter os principais jogadores, o clube se reforçou com o português Vitinha, ex-Porto, Nordi Mukiele, vindo do RB Leipzig, Renato Sanches, ex-Lille e anunciado nesta quinta-feira (4), e Hugo Ekitike, contratado por empréstimo junto ao Reims.
Jogadores como Georginio Wijnaldum, Ander Herrera, Julian Draxler e Layvin Kurzawa estão “encostados” e devem deixar o PSG, assim como o brasileiro Rafinha.
O jornal ainda falou sobre o perfil do novo técnico: “Daí a escolha de um formador reconhecido pela disciplina que impera nos seus grupos e com resultados convincentes com uma equipe (o Lille, onde foi campeão francês) muito menos poderosa do que a que tem agora nas mãos. PSG aposta em Galtier, abandonando técnicos em ascensão, depois de Unai Emery, Thomas Tuchel e Mauricio Pochettino”, declarou o veículo.
A estreia do PSG no Campeonato Francês acontece neste sábado (6), contra o Clermont, às 16h (de Brasília).

