O Palmeiras, um dos times mais vencedores do Brasil nos últimos anos, teria capacidade de brigar em alguma das principais ligas da Europa? O debate é subjetivo, pois só há um confronto direto em caso de final do Mundial, porém há uma estatística renomada que faz essa projeção.
Em 2009, a ESPN lançou o SPI, Soccer Power Index, que é um ranking objetivo e subjetivo ao mesmo tempo. O SPI é atualizado semanalmente desde então e utiliza quatro fatores de análise: coeficiente de competitividade, classificações ofensivas e defensivas com base nos resultados, classificações ofensivas e defensivas dos atletas e uma classificação de cruza esses dois últimos itens. Com esses dados, um rating é gerado para cada time.
As equações matemáticas levam em consideração os resultados dos últimos 48 meses, onde o jogo mais recente tem peso quatro e o mais antigo tem peso um. Dito isso, como o SPI avalia o Palmeiras em comparações aos times da Europa?
O Palmeiras brigaria por algo na Europa?
De acordo com o Soccer Power Index, o Palmeiras tem o segundo maior rating do Brasil com 65.4. O Verdão fica atrás apenas do Flamengo, que tem 68.4. Isso seria o suficiente para colocar o time de Abel Ferreira longe da briga de rebaixamento nas cinco principais ligas da Europa.
No entanto, ainda assim, o time estaria distante de brigar por título. Na França e Itália é onde seria mais competitivo segundo o rating.
Premier League (Inglaterra) – 15º colocado;
La Liga (Espanha) – 12º colocado;
Ligue 1 (França) – 8º colocado;
Seria A (Itália) – 9º colocado;
Bundesliga (Alemanha) – 13º colocado;
A título de comparação, os times de cada liga com maior SPI são: Manchester City (92,3), Real Madrid (86,2), PSG (88,7), Inter de Milão (82.2) e Bayern de Munique (91.8).

