Enquanto Tite define as vagas restantes da convocação do Brasil, a CBF já pensa no sucessor do técnico. Mediante a escassez de profissionais brasileiros, existe a possibilidade de um estrangeiro, em 2023, assumir a seleção, e dois nomes já são cogitados.
Veja abaixo as principais notícias da seleção brasileira nos últimos dias.
Substituto de Tite na seleção
Segundo o jornal O Globo, ainda não existe uma unanimidade envolvendo o próximo técnico do Brasil. Enquanto Renato Gaúcho e Cuca perderam força na CBF, Fernando Diniz ainda é visto como “verde”, já que ainda não venceu títulos de expressão. Neste cenário, um estrangeiro pode ser contratado. Inicialmente, Abel Ferreira é carta fora do baralho, motivo pelo qual Jorge Jesus e Jorge Sampaoli são nomes que circulam nos bastidores da entidade.
Tite cogita surpresa
Como apenas Danilo está garantido na Copa do Mundo, Tite apontou os concorrentes de Daniel Alves para a vaga restante. Diante disso, Gilberto, em boa fase no Benfica, tem chances de ganhar uma oportunidade e ser observado pela comissão técnica do Brasil.
“Para a lateral direita nós temos o Danilo, o Emerson, Daniel Alves, o Militão, que também pode jogar ali. Temos o Gilberto, que está retomando uma boa fase. Já tinha ido bem no Fluminense e agora está em alta no Benfica”, relatou Tite ao Flow Sport Club.
🎥 O golo de Gilberto (1-0)!
— SL Benfica (@SLBenfica) August 5, 2022
#EuAmoOBenfica #LigaPortugalbwin #SLBFCA pic.twitter.com/esWIwupO7Z
Nomes no radar da seleção
Além dos nomes que já estão na mira, Tite revelou admiração por nomes como Ademir, Pedro Raul, Allan e Nathan Silva. Dessa forma, os atletas citados podem estar presentes na pré-convocação, lista que irá contar com 55 jogadores.
“Ademir é um jogador que já estava monitorando desde o ano passado. Gosto muito das características dele. Toda a situação dele no América-MG. Foi vendido para o Atlético e segue jogando em alto nível, para você ter um exemplo“, disse à Gazeta Esportiva.
“O Pedro Raul está bem no Goiás. Fez 12 gols no Goiás, é difícil porque não tem imposição técnica que essas grandes equipes têm. Então fica aqui o reconhecimento a um cara que está fazendo gol adoidado. Na outra chance que o Goiás teve, colocaram uma bola alta e ele escorou para o homem que veio de frente, talvez tenha sido uma das poucas outras oportunidades que o Goiás teve. É um jogador que tem essa característica. É o Fred atualizado”, afirmou ao 3 na Área.
“Eu gosto do Keno. Acho que é um jogador que desequilibra (…) O Everson nós conversamos e acompanhamos a trajetória, o bom momento dele. Eu, particularmente, gosto do Nathan (Silva) também. Vejo nele um jogador com possibilidade de crescimento. Ele tem todas as ferramentas físicas de um grande atleta. Fora Allan e Jair, que toda hora a gente fica falando. Tem essa busca“, contou ao Superesportes.
Daniel Alves em péssima fase
Buscando confirmar vaga na Copa, Daniel Alves ainda não venceu uma partida atuando pelo Pumas. Desta vez, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Mexicano, o Pumas perdeu por 3 a 1 para o Chivas Guadalajara. Na partida, o brasileiro foi expulso, mas teve o cartão vermelho retirado após revisão.
🔎 O Pumas ainda não venceu nenhuma partida com Dani Alves seleção em campo.
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) August 28, 2022
⚔️ 7 jogos
⛔️ 3 empates
❌ 4 derrotas
📊 14.3% aproveitamento
⚽️ 7 gols marcados
🚫 17 gols sofridos
🛠 8 grandes chances
🔓 20 grandes chances cedidas
• Dani Alves jogou 100% dos minutos (630) no período. pic.twitter.com/EMWNsEKTRo
Pedro Raul acredita em convocação
Em entrevista ao Globo Esporte, Pedro Raul se mostrou feliz pelos elogios de Tite. Apesar de correr por fora na disputa com outros grandes nomes, o atacante do Goiás acredita ser possível disputar a Copa do Mundo, já que está no radar do técnico.
“Fiquei muito feliz. Acredito que foi um reconhecimento do bom trabalho que vem sendo feito esse ano. Estou vivendo um momento muito bom. Trabalhei muito para isso. Se ele (Tite) achar que eu sou digno de uma convocação, vou procurar ajudar da melhor maneira possível. É o meu melhor momento na minha carreira. Acredito que tenho feito grandes coisas, mas ainda almejo o topo. Espero que um dia eu possa, com muito trabalho, alcançar esse grande sonho.”, contou.
Disputa na zaga da seleção
Segundo o jornalista Bruno Andrade, em sua coluna no UOL Esporte, cinco zagueiros disputam a última vaga no grupo de Tite. Como Thiago Silva, Marquinhos e Militão são nomes certos no Catar, Gabriel Magalhães, Lucas Veríssimo, Ibañez, Bremer e Léo Ortiz são os nomes monitorados pela comissão técnica e podem estar na lista de 26 convocados.
Maestro do Brasil
Deixando de ser um ponta agudo, Neymar pode ser o grande articulador de jogadas da seleção na Copa do Mundo. Além do camisa 10, Tite analisa outros meias e Everton Ribeiro, em alta no Flamengo, está no grupo.
“Eu falei do Veiga, assim como o Scarpa, que está fazendo um grande campeonato, são jogadores parecidos nessa função de articulação. (Tem) Everton Ribeiro, Neymar, Coutinho, Paquetá…”, relatou Tite ao Superesportes.

