O Criciúma venceu o Grêmio por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, em jogo pela 27ª rodada do Brasileirão Série B, e deixou a briga pelo acesso à Série A um pouco mais embolada.
O Tigre chegou a 37 pontos, cinco a menos que o Vasco, quarto colocado, e mostrou, a 11 rodadas do fim do campeonato, que ainda pode lutar por uma vaga no grupo dos times que disputarão o Brasileirão Série A em 2023. Na semana passada, aliás, o Criciúma já conseguiu o retorno à elite no Campeonato Catarinense, ao chegar à final da Série B estadual.
O Grêmio segue em terceiro lugar, com 44 pontos, dois a mais que o Vasco, que joga nesta quarta-feira contra o Guarani, em São Januário. O Tricolor vive seu pior momento nesta edição da Série B: pela primeira vez sofreu duas derrotas consecutivas e já são quatro jogos sem vencer.
Depois que perdeu a invencibilidade de 17 jogos diante do CRB, o Grêmio empatou em casa com o líder Cruzeiro e foi derrotado por Ituano, também na sua arena, e agora pelo Criciúma. Com apenas um ponto conquistado nos últimos 12, vê a chance de título se reduzir – agora são 14 pontos de desvantagem para a Raposa e sem confronto direto a disputar.
Em campo, o Criciúma esteve em vantagem desde os 11 minutos do primeiro tempo, quando abriu o placar com Caio Dantas, num chute da entrada da área que teve leve desvio em Geromel, e assim pôde controlar o ritmo da partida, levando muito perigo em contra-ataques e mostrando solidez nas investidas gremistas.
No segundo tempo, o Tigre matou a partida aos 40 minutos, em pênalti cometido por Edilson, com toque de mão, e convertido por Gabriel Bilu.
O Tricolor não terá muito tempo de descanso: volta a campo na sexta-feira, às 21h30, quando recebe na Arena do Grêmio o desesperado Vila Nova, que tenta deixar a zona de rebaixamento. O Criciúma, por sua vez, tem uma parada duríssima: visita o Cruzeiro, no Mineirão, às 16h de domingo, no jogo que encerra a 28ª rodada.

