Home Futebol Treinador do PSG explica novo sistema e fala sobre ter equilíbrio com Neymar, Messi e Mbappé

Treinador do PSG explica novo sistema e fala sobre ter equilíbrio com Neymar, Messi e Mbappé

PSG conta com nova formação e movimentos no comando de Christophe Galtier

Por Paulo Foles em 04/08/2022 20:21 - Atualizado há 2 anos

Divulgação / Ligue 1

O PSG contratou Christophe Galtier para o lugar de Mauricio Pochettino. O novo comandante já chegou promovendo algumas mudanças no clube que vem trazendo resultados imediatos. Ele mexeu na parte tática em busca de um maior equilíbrio em um elenco repleto de estrelas.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (4), Galtier explicou como procura ter um sistema de defesa seguro no PSG e movimentações que ajudam um trio de ataque cheio de talento.

“Você pode ter a sensação, quando anuncia que está jogando com 3 ou 5 atrás, que é um sistema defensivo. Acho que é pelo contrário… Um sistema que nos permite ter mais jogadores na primeira posição. Linhas muito altas, muita gente dentro do jogo e na superfície adversária. Mas também deve nos dar o equilíbrio certo para evitar transições. Muitas vezes, quando você joga no PSG, e eu estou bem posicionado para saber disso, você evolui na transição, bloqueia as saídas de bolas”, analisou ele.

Com Galtier, o Paris Saint-Germain adotou o esquema 3-4-1-2. Uma linha de três zagueiros, um meio-campo com dois jogadores centrais e dois alas bem abertos, Lionel Messi sendo o principal armador, e Neymar e Kylian Mbappé com muita liberdade para se movimentar na frente. Com três estrelas ofensivas, o PSG em diversas jogadas defende com sete homens lá atras, e isso se tornou um problema na temporada passada. Sendo assim, o novo treinador busca encontrar um equilíbrio para evitar transições e ao mesmo tempo deixar os astros do ataque livres.

O PSG fez uma ótima pré-temporada e começou o ano com um título, da Supercopa da França, contra o Nantes. A vitória de 4 a 0 no último domingo (31) foi marcada por grande atuação de Neymar e Messi, que estão vivendo ótima fase até esse momento. A estreia na Ligue 1 acontece no sábado (6), contra o Clermont, e o treinador falou sobre a nova temporada:

“Fazemos esse trabalho para competir, para experimentar emoções. Treinar é uma coisa, mas vivemos para a competição, queremos entrar neste campeonato da melhor forma possível com este primeiro jogo. Nenhuma emoção, mas um desejo real de entrar na competição. Quando o PSG viaja, os estádios estão cheios, muitas vezes é o jogo da temporada para o time da casa, então o ambiente significa que estamos em adversidade. Faz parte do trabalho, e quero descobrir tudo isso”, comentou o comandante do PSG.

Exit mobile version