Home Novidades Vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, é uma referência na esgrima

Vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, é uma referência na esgrima

O músico, que também é atleta, chegou a ser convocado para as Olímpiadas de Seul, em 1988; Dickinson integrou a seleção britânica de esgrima

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Um dos principais cantores desta edição do Rock in Rio fez parte da seleção britânica de esgrima. Trata-se do vocalista Bruce Dickinson, um dos componentes da banda Iron Maiden. O músico, que se prepara para subir no palco na próxima sexta-feira (2), faturou a medalha de prata em um torneio europeu para veteranos, realizado no último mês de abril.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O primeiro contato do artista com a esgrima aconteceu na escola, em 1971. Na ocasião, Bruce tentava uma vaga no time de Rugby, porém a baixa estatura o tirou do esporte. Sem muita alternativa, o artista encontrou nas espadas uma possibilidade de unir agressividade com inteligência. Dentro do esporte, Bruce apresentou grande aptidão e chegou ao posto de capitão da equipe em 1973.

A esgrima sempre foi um passatempo na vida do cantor, porém Bruce optou em intensificar os seus treinamentos durante a turnê do álbum Piece of Mind, no início da década de 1980. A partir desse momento, a espada passou a ser um item indispensável nas viagens do artista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Convocado para os jogos olímpicos

Bruce Dickinson viveu o auge de sua carreira como esgrimista no ano de 1988. O cantor foi convocado para representar a Grã Bretanha nos Jogos Olímpicos de Seul, entretanto, a agenda de shows do Iron Maiden foi um entrave para o músico. No ano seguinte, Bruce ficou em sétimo lugar na Copa Europeia.

Afim de popularizar o esporte no Reino Unido, o artista também investiu em uma empresa chamada Duellist. A companhia apostou no britânico James Williams, sendo o seu patrocínio nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

Em relação aos desafios, Bruce aceitou duelar com o brasileiro, Renzo Agresta, que teve a oportunidade de enfrentar o cantor no Clube Pinheiros, em São Paulo no ano de 2009. Outro duelo interessante, foi com o norueguês Bartosz Piasecki, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

PUBLICIDADE
Bruce Dickinson a esquerda, contra o atleta norueguês

Por fim, o vocalista do Iron Maiden também representa a equipe de esgrima da Força Aérea Real Britânica, a RAF (Royal Air Force). Bruce Dickinson é membro honorário da instituição.

PUBLICIDADE

Iron Maiden e a esgrima

O Iron Maiden é bastante associado ao futebol e ao West Ham United, vale lembrar, que o baixista Steve Harris jogou nas categorias de base dos Hammers na juventude.

Por outro lado, a esgrima do vocalista Bruce Dickinson também está presente no grupo. A faixa “The Duellists”, presente no álbum Powerslave, narra a história de dois homens que duelam com espadas até a morte. Já no videoclipe de “Wasted Years”, os fãs podem contemplar um flash de Bruce em ação no esporte.

Bruce Dickinson em ação em videoclipe do Iron Maiden

Better Collective