Home Futebol Série C: ABC pode se tornar quarta equipe bicampeã do torneio na história

Série C: ABC pode se tornar quarta equipe bicampeã do torneio na história

Clube potiguar decide o título do Brasileirão contra o Mirassol; primeiro troféu foi conquistado em 2010

Por Christopher Henrique em 26/09/2022 22:05 - Atualizado há 3 anos

Rennê Carvalho/ABC F.C.

Nos próximos finais de semana, ABC e Mirassol decidem o título do Brasileirão Série C. Para o Alvinegro potiguar, é a chance de conqusitar pela segunda vez o título do campeonato nacional, sendo a primeira em 2010, assim se juntando a outros três clubes que ergueram o troféu em mais de uma oportunidade.

Desde 1981, quando foi realizado a primeira edição, apenas Vila Nova, Ituano e Atlético Goianiense foram bicampeões. No entanto, o Vila é o único com três títulos, conquistados em 1996, 2015 e 2020.

Relembre a trajetória do “Mais Querido” para chegar na final

Para muitos, o ABC entrou na Série C em 2022 como uma das equipes que terminaria a primeira fase no meio da zona de classificação. Mas em campo, a equipe potiguar mostrou o contrário, disputando rodada a rodada a liderança do campeonato, que garantiria assim a vantagem de decidir em casa uma possível final.

Após se classificar em 6º, os comandados de Fernando Marchiori fizeram valer o fator mando de casa, onde não foram derrotados. Além disso, a equipe manteu a invencibilidade também jogando em território adversário, o que fez confirmar o acesso na 5ª rodada, contra o Paysandu, em casa.

O gol de Guilherme Carré, já no segundo tempo, garantiu o retorno do ABC para a Série B, depois de ser rebaixado em 2018.

Veja lista de campeões do torneio

3 vezes: Vila Nova (1986, 2015 e 2020)

2 vezes: Atlético Goianiense (1990 e 2008) e Ituano (2003 e 2021)

1 vez: ABC (2010), Sampaio Corrêa, América-MG, Boa Esporte, Remo, Criciúma, RB Bragantino, Náutico, Olaria, União São João, Tuna Lusa, Grêmio Novorizontino, XV de Piracicaba, Avaí, Fluminense, Paulista, Brasiliense, União Barbarense, Joinville, Oeste, Santa Cruz, Macaé, CSA e Operário

Sair da versão mobile