Home Tênis Com derrota na terceira rodada do US Open, Serena Williams se despede das quadras

Com derrota na terceira rodada do US Open, Serena Williams se despede das quadras

Em jogo de três horas, Serena Williams faz despedida emocionante das quadras de tênis

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Em um jogo duro definido no terceiro set, a australiana Ajla Tomljanović venceu Serena Williams na noite de sexta-feira (02), em Nova York, por 7/5, 6/7(7/4) e 6/1. Com a derrota, a americana de 40 anos se despede do tênis profissional após mais de duas décadas de uma carreira de muito sucesso e deixa um legado imenso para o esporte dentro e fora da quadra.

PUBLICIDADE

Após vencer a estreia do US Open contra Danka Covinić, cada jogo foi um bônus para os fãs do tênis. O triunfo na segunda rodada, contra a número 2 do mundo, Anett Kontaveit, deu esperança de que Serena poderia ir longe no seu último torneio. Mas Ajla Tomljanović, atual 46 no ranking da WTA, colocou um ponto final no ciclo da lenda do tênis.

Porém, a vitória não foi fácil para a australiana. Serena Williams deixou tudo o que tinha dentro da quadra e não faltou uma das principais características presentes durante toda sua carreira: a luta até o último ponto. Após começar perdendo um primeiro set apertado, ela começou o segundo de forma agressiva e chegou a ter 4/0 e 5/2 a seu favor. Porém, Williams diminuiu o ritmo e precisou do tie-break para empatar a partida.

PUBLICIDADE

No último set da noite, ela começou quebrando o saque de Tomljanović, mas perdeu os cinco games seguintes. No final, Serena resistiu por mais de 12 minutos e segurou cinco match points da adversária, mas acabou perdendo o confronto.

PUBLICIDADE

Após a partida, Serena Williams falou emocionada para os quase 30 mil espectadores que a aplaudiam de pé no Arthur Ashe Stadium. Ela agradeceu aos pais, que a introduziram no esporte, ao marido, aos fãs que sempre estiveram ao seu lado e à irmã: “Eu não seria Serena se não tivesse Venus. Ela é a única razão para Serena ter existido”, disse em meio a lágrimas.

Serena também lamentou não ter jogado mais este ano, pois sentia que estava melhorando a cada partida. O US Open foi apenas seu quinto torneio em 2022. Mesmo com a aposentadoria já anunciada, ao ser questionada se voltaria às quadras depois de ter jogado bem nos últimos dias, ela deixou um pingo de dúvida no ar: “Acho que não, mas você nunca sabe”.

NÚMEROS DA CARREIRA DE SUCESSO

Nascida em Compton, na Califórnia, Serena Williams superou muitas dúvidas e hoje é considerada a melhor tenista de todos os tempos e uma das melhores atletas da história. O sucesso na carreira começou no mesmo lugar onde terminou: nas quadras de Nova York. Foi lá que ela venceu seu primeiro grande título, o US Open de 1999, aos 17 anos de idade.

Ela foi campeã sete vezes o Australian Open e Wimbledon, três vezes Roland Garros e seis vezes o US Open (recorde empatado com Chris Evert). Os 23 títulos de Grand Slam são um recorde da Era Aberta entre homens e mulheres. 

Durante essa caminhada, Serena também conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2012 e cinco títulos da WTA. Ao lado da irmã Venus, ela também venceu 14 títulos de Grand Slam e três medalhas de ouro nas duplas femininas, enquanto na dupla mista foram mais duas vitórias em majors. Ao todo, ela soma 73 títulos na carreira.

PUBLICIDADE

Durante o seu tempo no tênis profissional, ela passou 319 semanas em primeiro lugar do ranking (a terceira melhor marca da história), sendo 186 semanas consecutivas como a número 1 do mundo. Serena também venceu 367 jogos em torneios major, um recorde do tênis feminino, e é a única tenista (homem ou mulher) a conquistar um Slam de Ouro no simples e nas duplas.

PUBLICIDADE

Em 2017, com 35 anos de idade, Serena se tornou a jogadora mais velha a ocupar o primeiro lugar do ranking e a ganhar um Grand Slam – ela venceu o Australian Open grávida da filha. Com o título no Auckland Open de 2020, Serena Williams também foi a primeira tenista da Era Aberta (homem ou mulher) a ser campeã em quatro décadas diferentes.