Home Futebol Com um ano de salários atrasados, funcionários do America-RJ anunciam greve; saiba mais

Com um ano de salários atrasados, funcionários do America-RJ anunciam greve; saiba mais

Dívida atual do America-RJ é quase a metade do empréstimo-ponte que John Textor fez para a aquisição da SAF do Botafogo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A manhã desta segunda-feira (12) começou agitada no America-RJ. Por volta de 7h, funcionários do clube se reuniram em frente ao Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, mas se recusaram a entrar para dar expediente. Isso inclui jogadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o America-RJ não paga salários há um ano para seus funcionários. A paralisação será por tempo indeterminado até que tenham uma resposta do clube sobre o pagamento dos vencimentos pendentes.

Na última semana, os colaboradores do clube ouviram do departamento financeiro a promessa de que parte da dívida seria quitada no começo de setembro, o que não aconteceu até o momento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O último salário que os funcionários receberam foi referente ao mês de setembro de 2021. O clube deve férias e 13º salário. Além disso, também não vem cumprindo com os direitos trabalhistas como o recolhimento de INSS e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Antes das 7h desta segunda funcionários se reuniram em frente à entrada principal do estádio para reivindicar seus direitos. Somente seguranças entraram para efetuar a troca de turno no local que também serve de centro de treinamento para o elenco principal.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Sindicato dos Empregados em Clubes do Rio de Janeiro (SindeClubes) está à frente das negociações. O presidente José Pinheiro dos Santos tenta costurar um acordo para que o America-RJ quite 30% dos salários atrasados.

PUBLICIDADE

Com isso, 70% dos vencimentos ficariam pendentes. A ideia do SindeClubes é negociar um parcelamento a fim de realizar depósitos dos salários em pequenas partes até que o montante seja liquidado pelo clube;

PUBLICIDADE

O outro lado

Com uma dívida superior a R$20 milhões, o America-RJ enfrentou quatro rebaixamentos para a Segundona do Rio de Janeiro nos últimos anos. Longe da elite, o cube recebe apenas uma ajuda de custo da FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

O pouco que entra é utilizado para pagar a folha salarial do departamento de futebol e despesas operacionais ao longo da temporada como transporte, hospedagem, alimentação, entre outros encargos.

Dois conselheiros do America-R, que foram consultados pelo Torcedores.com, confirmaram a informações. Procurado pela reportagem, o presidente Sidney Seixas Santana não respondeu aos contatos até a publicação desta matéria.

Better Collective