Home Futebol Equador ou Chile? Fifa decide qual país jogará a Copa do Mundo 2022

Equador ou Chile? Fifa decide qual país jogará a Copa do Mundo 2022

Chile entrou com recurso na Fifa para avaliar condição de Byron Castillo, jogador que teria falsificado documentos; veja mais

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao
PUBLICIDADE

A Fifa tomou uma decisão sobre o processo envolvendo o jogador Byron Castillo, que teria falsificado seus documentos trocando sua nacionalidade de colombiano para equatoriano.

Segundo o jornalista argentino César Luis Merlo, o Equador não será punido e mantém sua vaga na Copa do Mundo de 2022, que começa no próximo dia 20 de novembro, no Catar.

“O Equador jogará a Copa do Mundo. A Câmara de Apelações da Fifa rejeitou o pedido do Chile e manteve a decisão de primeira instância”, disse Merlo em sua conta oficial do Twitter.

PUBLICIDADE

Fifa se pronuncia

A Fifa também se pronunciou sobre a finalização do processo, confirmando o Equador na Copa do Mundo deste ano.

“O Comitê de Apelação da Fifa avaliou os recursos interpostos pela Associação Chilena de Futebol (FFCH) e pela Associação Peruana de Futebol (FPF) contra a decisão proferida sobre a potencial inelegibilidade do jogador Byron David Castillo em relação à sua participação em oito partidas da seleção nacional da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022”, disse a entidade.

PUBLICIDADE

“Analisadas as alegações de todas as partes e realizada audiência, a Comissão de Recursos confirmou a decisão da Comissão Disciplinar de arquivar o processo instaurado contra o Equador. Entre outras considerações, considerou que, com base nos documentos apresentados, o jogador deveria ser considerado como titular de nacionalidade equatoriana permanente, de acordo com o art. 5 par. 1 do Regulamento da Fifa para a Aplicação dos Estatutos”, finalizou.

Confirmado na Copa 2022, o Equador faz o jogo de estreia da competição diante do anfitrião Catar. O Grupo A ainda tem Holanda e Senegal.

Audiência

A audiência que poderia excluir a seleção equatoriana do Mundial aconteceu na quinta-feira (15).

PUBLICIDADE

Eduardo Carlezzo, advogado brasileiro que defendeu a Federação Chilena no processo, apresentou novas provas para tentar retirar o Equador da Copa 2022.

Byron Castillo, jogador centro da toda a polêmica, não compareceu à audiência.

Nesta semana, o jornal inglês “Daily Mail” divulgou o áudio de uma suposta confissão de Castillo, que admite ter falsificado documentos para defender o Equador.

Caso ocorresse a punição, os jogos da seleção equatoriana nas Eliminatórias para Copa 2022 seriam cancelados e, com isso, o Chile teria os pontos suficientes para se classificar ao Mundial.

A seleção peruana tinha interesse no processo, já que também almejava um lugar na Copa com a possível punição ao Equador.

O Peru foi para repescagem e caiu diante da Austrália, ficando fora da competição.