Home Futebol 6 finais da Libertadores com times do mesmo país

6 finais da Libertadores com times do mesmo país

Athletico Paranaense e Flamengo farão uma final brasileira nesta edição da Libertadores

Por André Salem em 08/09/2022 14:35 - Atualizado há 3 anos

Reprodução

Na noite de ontem (07), o Flamengo eliminou o Vélez e se classificou para mais uma final de Libertadores. No dia anterior (06), foi a vez do Athletico Paranaense carimbar a sua vaga. Com isso, teremos uma final com dois times do mesmo país, mais uma vez. Para ser mais preciso, essa será a 6ª vez em que isso acontece.

Vale lembrar que a Conmebol mudava o chaveamento para não permitir que dois times do mesmo país disputassem a final. E era algo simples de se fazer, já que disputavam apenas dois ou três times de cada país. Eles se enfrentavam logo nas oitavas ou quartas.

A partir de 2000, aumentou o numero de participantes e isso acabou se tornando inviável. Porém, em 2005 e 2006 tivemos final brasileira. Então, para evitar que isso acontecesse, a Conmebol resolveu interferir no chaveamento apenas na semifinal, colocando dois times do mesmo país para se enfrentar. Então, a possibilidade de dois times do mesmo país irem à final seria com três times do mesmo país na semi.

Mas, a partir de 2017, a Conmebol eliminou essa regra e permitiu final de dois times do mesmo país. Desde então, já estamos na 4ª final.

Relembre as finais de Libertadores com dois times do mesmo país

2005 – São Paulo 5 x 1 Athletico-PR

Em 2005, a primeira edição que teve final de dois times do mesmo país, foi uma final brasileira. O São Paulo, bicampeão da Libertadores encarou o AthleticoPR, finalista pela primeira vez. A primeira partida, no Beira-Rio (Arena da Baixada não pôde ser utilizada por conta da capacidade), o jogo terminou 1 a 1.

Na volta, no Morumbi, o Tricolor não tomou conhecimento e goleou por 4 a 0.

2006 – Internacional 4 x 3 São Paulo

Em 2006, novamente tivemos uma final brasileira e novamente o São Paulo estava nela. Buscando o tetracampeonato, o Tricolor foi derrotado pelo Internacional de Fernandão, que conseguiu o seu primeiro título.

A primeira partida, no Morumbi, o Inter venceu por 2 a 1, com dois gols de Sóbis. Na volta, o jogo terminou empatado em 2 a 2.

2018 – River Plate 5 x 3 Boca Juniors

Em 2018, foi a vez dos gigantes argentinos Boca e River jogarem a decisão. O primeiro jogo, na Bombonera, empate em 2 a 2. Na volta, que aconteceu na Espanha por motivos de segurança, terminou 1 a 1 no tempo normal. Na prorrogação, o River marcou dois e fechou o placar em 3 a 1.

2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos

Em 2020 foi a vez de dois gigantes brasileiros dispararem a final. O tricampeão Santos enfrentou o Palmeiras, que buscava o seu segundo título. Em jogo único, no Maracanã, o Verdão marcou nos acréscimos com Breno Lopes e garantiu a vitória por 1 a 0.

2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo

No ano seguinte, novamente uma final brasileira e novamente o Palmeiras saindo vitorioso. O Verdão enfrentou o poderoso Flamengo, no Uruguai e venceu por 2 a 1. O gol do título foi marcado na prorrogação por Deyverson.

2022 – Athletico x Flamengo

Esse ano, dois brasileiros se enfrentarão de novo na final, que será jogada no Equador, da 29 de outubro. O Flamengo passou pelo Vélez na semifinal, enquanto o Athletico eliminou o Palmeiras.

Exit mobile version