Home Futebol Jornal afirma que UEFA estuda torneio com campeões continentais e da MLS

Jornal afirma que UEFA estuda torneio com campeões continentais e da MLS

A nova Supercopa reuniria os campeões das três principais competições da entidade europeia, além do vencedor da liga norte-americana

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Conforme o tabloide britânico The Guardian, a UEFA pretende inovar na Supercopa da Europa. Assim, a principal entidade de futebol europeia planeja convidar o campeão da Major Soccer League (MLS), o vencedor do campeonato norte-americano, para jogar a competição. Ou seja, haveria uma espécie de intruso geográfico entre os vitoriosos da UEFA Champions League, da Liga Europa e da recém-criada Liga Conferência Europa da UEFA na nova Supercopa, que seria intercontinental.

PUBLICIDADE

Dessa forma, a medida serviria para aumentar a popularidade do futebol europeu nos Estados Unidos, cujo mercado no esporte se encontra em franco crescimento. Contudo, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, a princípio descarta que se levem os jogos para fora do continente. Porém, a ideia pode tomar forma a partir de 2024, para substituir a tradicional Supercopa, no início de cada temporada. Assim, seria uma nova fonte de receita para o futebol europeu a exibição do torneio para um público renovado. Desse modo, várias equipes de ponta do Velho Continente realizaram suas pré-temporadas, no último mês de julho, na Terra do Tio Sam, como Barcelona, Real Madrid e Juventus.

Nova Supercopa da UEFA poderá ser nos moldes do Super Bowl

De acordo com o The Guardian, o novo acordo para os direitos de transmissão da UEFA nos Estados Unidos para suas competições masculinas europeias de clubes representa uma melhoria de 150% no contrato existente, com mais receita a ser gerada através da venda de direitos na língua espanhola. Além disso, a intenção é atrair um novo público, com ênfase em trazer para os estádios mais famílias e fãs do sexo feminino.

PUBLICIDADE

Entre o planejamento da UEFA, está a inserção das partidas em um festival a ser realizado no fim-de-semana, com shows de artistas pop antes dos jogos ou no intervalo, como ocorre no Super Bowl, a final da NFL. Para efeitos de comparação, a própria liga de futebol americano leva algumas partidas para novos mercados, com jogos da temporada regular ocorrendo em Londres.

Outras discussões sobre a nova ideia da UEFA para a Supercopa deverão ocorrer na Assembleia Geral da Associação de Clubes Europeus, que irá ocorrer na cidade turca de Istambul nesta quinta (22) e sexta-feira (23). No evento, estará o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, que da mesma forma deverá explicar como a principal competição de automobilismo do planeta tenta atrair novos fãs e ampliar seu interesse pelo mundo afora.