O torcedor brasileiro mais ansioso para a Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, pode sentir o gostinho da Copa pouco mais de um mês antes do apito inicial do torneio. Isso porque o Netflix confirmou a data de estreia do documentário “Brasil 2002: Os Bastidores do Penta”.
Segundo publicação do jornalista Flávio Ricco, em sua coluna no R7, a plataforma de streaming vai lançar a produção no dia 4 de outubro, visando “fisgar” os ansiosos para a Copa do Mundo no Catar. A produção também se dá como comemoração aos 20 anos da conquista do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, em Mundial disputado na Coreia do Sul e no Japão.
Vários jogadores e membros da delegação que esteve naquela Copa deram depoimentos à Netflix para o documentário, incluindo Ronaldo Fenômeno, o grande personagem do título, já que foi o artilheiro com oito gols, sendo dois deles na final, quando o Brasil bateu a Alemanha por 2 a 0.
Brasil na Copa do Mundo de 2002
A produção da Netflix contará a trajetória do Brasil na Copa do Mundo de 2002, quando a seleção levantou o penta. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari chegou ao Mundial em baixa, já que fez campanha ruim nas Eliminatórias e terminou em terceiro lugar, com 30 pontos, atrás de Argentina e Equador e com o mesmo número de pontos do Paraguai. Na Copa, o Brasil conseguiu três vitórias na fase de grupos e empolgou pelas goleadas na China, por 4 a 0, e na Costa Rica, por 5 a 2. No jogo mais difícil da chave, logo na estreia, venceu a Turquia de virada por 2 a 1.
Nas oitavas de final, um jogo cheio de polêmicas contra a Bélgica, em que o Brasil venceu por 2 a 0. Nas quartas, vitória de virada por 2 a 1 sobre a Inglaterra, com direito à utilização do uniforme azul. Na semifinal, mais uma vez a Turquia, e agora vitória por 1 a 0. Até chegar à grande decisão e bater a Alemanha por 2 a 0.

