Home Tênis Pela primeira vez, US Open terá uma tenista africana na final

Pela primeira vez, US Open terá uma tenista africana na final

Ons Jabeur teve campanha espetacular no torneio, confira detalhes

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Ons Jabeaur é uma tenista tunisiana e conseguiu seu lugar na final do US Open após vencer Caroline Garcia, da França. No sábado (10) irá jogar contra Iga Swiatek da Polônia que atualmente é a número 1 do mundo na classificação, veja trajetória até o momento.

PUBLICIDADE

Trajetória de Ons Jabeur no US Open

Com sua vitória na noite de ontem (08) conquistou um nível inédito no US Open. Não apenas a sua primeira final no campeonato americano, se não também a honra de ser a primeira africana na história a disputar uma decisão neste Grand Slam.

A vitória a Caroline Garcia surgiu de 2 sets a 0 com parciais de 6-1 e 6- 3 sem muitas dificuldades durante a semifinal. Do outro lado da chave, a polonesa Iga Swiatek penou para arrancar o resultado da belarussa Aryna Sabalekna com parciais de 3 – 6, 6 – 1e 6- 4.

PUBLICIDADE

Com o resultado que a levou até a final, a tenista africana subirá três posições na classificação nesta segunda-feira. Desta forma, deve chegar até a segunda colocação na WTA. A única tenista que ficará no topo é a própria Swiatek, já que os pontos apenas por alcançar sua terceira final de Grand Slam da carreira, mesmo sem a vitória, a garantem no topo do ranking.

Ambas tenistas têm um histórico recente de confrontos. O encontro no estádio Arthur Ashe será a quarta ocasião, no passado houve duas vitórias para cada lado. Sendo que o mais recente foi na final de Roma de 2022, com vitória da polonesa. No entanto, no único confronto em Grand Slams a tenista tunisiana levou a melhor em Wimbledon 2021.

História recente de Jabeur

Nos últimos anos, Ons Jabeur tem escrito sua história no tênis. Aos 28 anos e ganhando seu primeiro título de WTA em Birmingham, na Inglaterra em 2021, se tornou a primeira tenista árabe a chegar nas melhores 10 do ranking mundial, tanto no feminino quanto no masculino. Além disso, em 2022 conseguiu a vitória em Madri e Berlim. Recentemente, em Wimbledon, chegou até a final e perdeu para Elena Rybakina.