Nesta sexta-feira (23), o Brasil foi escalado por Tite contra Gana com uma postura bastante ofensiva. Pensando em uma formação diferente para a Copa do Mundo, o treinador optou por um quinteto de jogadores que são destaques na Europa e que estão cada vez mais entrosados.
Na fase ofensiva, o time funciona em um 3-2-5, com o lateral-direito Eder Militão se juntando aos zagueiros Thiago Silva e Marquinhos. O lateral-esquerdo Alex Telles faz a função de ser base no meio-campo ao lado do volante Casemiro.
Com isso, o quinteto tem liberdade no ataque: Richarlison centralizado entre os zagueiros, Vinícius Júnior e Raphinha abertos um de cada lado, e Neymar e Lucas Paquetá explorando espaços entre os zagueiros e laterais adversários.
O jornalista Marcelo Bechler, da TNT Sports, explicou a função de cada jogador da seleção e ilustrou em imagem; confira:
- Militão perto de Thiago e Marquinhos
- Alex Telles se junta a Casemiro
- Raphinha e Vini bem abertos, prendendo os laterais.
- Richarlison centralizado, prende os zagueiros
- Neymar e Paqueta entre zagueiros e laterais rivais
Antes da partida, o treinador Tite explicou a escolha pela formação ofensiva da seleção: “Equilíbrio. Toda vez que se foge desse patamar corremos o risco. O Paquetá é um segundo meio-campista que te traz um senso de criatividade, mas te traz ao mesmo tempo um lateral-direito que te dá um equilíbrio defensivo [Éder Militão]. Então é criação e gol nosso objetivo, mas é ter ao mesmo tempo consistência. Nesse equilíbrio uma equipe está mais próxima de vence”, disse ele.
Depois da partida contra Gana, a seleção brasileira tem mais uma amistoso pela frente, na próxima terça-feira (27), contra a Tunísia. A Copa do Mundo acontece entre novembro e dezembro desse ano, no Catar.
Neymar sobre a Copa do Mundo
“Primeiramente, você precisa estar feliz consigo mesmo. A sua mente tem que estar bem, porque a pressão numa Copa do Mundo é muito grande e você não pode deixar isso te afetar. Tem que estar tranquilo. Se ganharmos a Copa e eu não fizer gols, não tem problema. Só quero ganhar. Quero ajudar a minha equipe, jogar bem”, afirmou à Dazn.

