Home Futebol Com Neymar em função específica, Marcelo Bechler explica esquema do Brasil contra Gana

Com Neymar em função específica, Marcelo Bechler explica esquema do Brasil contra Gana

Tite escala seleção ofensiva e testa novas funções para a Copa do Mundo; confira a explicação

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.

Nesta sexta-feira (23), o Brasil foi escalado por Tite contra Gana com uma postura bastante ofensiva. Pensando em uma formação diferente para a Copa do Mundo, o treinador optou por um quinteto de jogadores que são destaques na Europa e que estão cada vez mais entrosados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na fase ofensiva, o time funciona em um 3-2-5, com o lateral-direito Eder Militão se juntando aos zagueiros Thiago Silva e Marquinhos. O lateral-esquerdo Alex Telles faz a função de ser base no meio-campo ao lado do volante Casemiro.

Com isso, o quinteto tem liberdade no ataque: Richarlison centralizado entre os zagueiros, Vinícius Júnior e Raphinha abertos um de cada lado, e Neymar e Lucas Paquetá explorando espaços entre os zagueiros e laterais adversários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jornalista Marcelo Bechler, da TNT Sports, explicou a função de cada jogador da seleção e ilustrou em imagem; confira:

  • Militão perto de Thiago e Marquinhos
  • Alex Telles se junta a Casemiro
  • Raphinha e Vini bem abertos, prendendo os laterais.
  • Richarlison centralizado, prende os zagueiros
  • Neymar e Paqueta entre zagueiros e laterais rivais

Antes da partida, o treinador Tite explicou a escolha pela formação ofensiva da seleção: “Equilíbrio. Toda vez que se foge desse patamar corremos o risco. O Paquetá é um segundo meio-campista que te traz um senso de criatividade, mas te traz ao mesmo tempo um lateral-direito que te dá um equilíbrio defensivo [Éder Militão]. Então é criação e gol nosso objetivo, mas é ter ao mesmo tempo consistência. Nesse equilíbrio uma equipe está mais próxima de vence”, disse ele.

PUBLICIDADE

Depois da partida contra Gana, a seleção brasileira tem mais uma amistoso pela frente, na próxima terça-feira (27), contra a Tunísia. A Copa do Mundo acontece entre novembro e dezembro desse ano, no Catar.

PUBLICIDADE

Neymar sobre a Copa do Mundo

“Primeiramente, você precisa estar feliz consigo mesmo. A sua mente tem que estar bem, porque a pressão numa Copa do Mundo é muito grande e você não pode deixar isso te afetar. Tem que estar tranquilo. Se ganharmos a Copa e eu não fizer gols, não tem problema. Só quero ganhar. Quero ajudar a minha equipe, jogar bem”, afirmou à Dazn.

Better Collective