Home Futebol De acordo com jornal, Uefa pode mudar o formato da Supercopa da Europa em 2024

De acordo com jornal, Uefa pode mudar o formato da Supercopa da Europa em 2024

Uefa quer que competição seja jogada nos EUA, com presença de um time da MLS e campeões dos torneios continentais

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Supercopa da Europa, disputada entre os campeões da Liga dos Campeões da Uefa e da Liga Europa, pode mudar de formato a partir de 2024. Segundo o jornal inglês ‘The Guardian’, a entidade que rege o futebol europeu estuda alterar a competição e até sedia-la fora do continente europeu.

PUBLICIDADE

Segundo a publicação, a Uefa quer levar o torneio para ser realizados nos Estados Unidos, para ser disputado em formato de quadrangular entre os campeões de seus torneios (incluindo também a Conference League, criada na última temporada) e um quatro time, que poderá ser o campeão da Major League Soccer (MLS), sendo assim o primeiro time de fora da Europa (e do escopo da entidade) a jogar o certame.

O principal motivo para fazer tal mudança é a de buscar firmar a marca no mercado americano. Considerado crucial pela Uefa, por conta de um novo contrato de transmissão de suas partidas, a entidade quer aproveitar e realizar jogos de seus torneios nos EUA. Recentemente, houve uma especulação de que a entidade gostaria de ter a final da Champions no país.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJBaWc0RHFDUyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Além do econômico, há também o fator de que há uma terceira competição agora para os clubes europeus disputarem. A entrada do campeão da Conference League na disputa também daria o sentido de incluir de vez o torneio dentre a relevância do certame para o futebol do país e promover a disputa deste com maior força.

Mas a Uefa também discute outras mudanças no formato da Supercopa. Uma delas é a de colocar os campeões de seus três torneios para disputar um triangular. Outro formato mencionado pelo jornal é de que ela seja disputada pelos finalistas da Liga dos Campeões da temporada anterior e mais dois outros times.

Por enquanto, a Supercopa da Europa deverá ter seu formato mantido, mas este será discutido pela entidade em congressos nos próximos meses para indicar o futuro da competição, que é a ‘abertura oficial’ do calendário do futebol europeu.

PUBLICIDADE