Home Novidades Biógrafo de Garrincha, Ruy Castro, recebe cadeira na Academia Brasileira de Letras

Biógrafo de Garrincha, Ruy Castro, recebe cadeira na Academia Brasileira de Letras

Escritor ocupará a cadeira de número 13; Ruy Castro foi eleito para o lugar de ex-Ministro da Cultura

Bruno Bravo Duarte
Jornalista e editor com atuação nos portais Torcedores.com e Naspistas.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por futebol e automobilismo, torcedor do América-RJ, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.

O autor de “Estrela Solitária – um brasileiro chamado Garrincha”, Ruy Castro, é o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras. O jornalista foi eleito ontem (6), com 32 votos entre 35 possíveis. Desta forma, o autor assumirá a cadeira que era ocupada pelo ex-Ministro da Cultura, Sérgio Rouanet, falecido em julho.

PUBLICIDADE

A obra, que foi publicada em 1995, conta a controversa história do astro de pernas tortas, que brilhou com as camisas do Botafogo, Corinthians e da Seleção Brasileira. Com o livro, Ruy Castro recebeu o Prêmio Jabuti e se tornou um dos autores mais importantes da literatura brasileira.

O novo membro da Academia Brasileira de Letras começou a sua carreira como jornalista no ano de 1967, no Correio da Manhã. Ao longo de duas década, Ruy Castro atuou em diversas redações no eixo Rio de Janeiro e São Paulo.

PUBLICIDADE

O trabalho como autor surgiu nos anos de 1990, quando escreveu o livro “Chega de Saudade: a História e as Histórias da Bossa Nova”. Ao todo foram 20 obras e além da biografia de Garrinha, Castro também publicou um outro livro dedicado ao futebol em 2004: “Flamengo: O Vermelho e o Negro“.