Home Novidades Biógrafo de Garrincha, Ruy Castro, recebe cadeira na Academia Brasileira de Letras

Biógrafo de Garrincha, Ruy Castro, recebe cadeira na Academia Brasileira de Letras

Escritor ocupará a cadeira de número 13; Ruy Castro foi eleito para o lugar de ex-Ministro da Cultura

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

O autor de “Estrela Solitária – um brasileiro chamado Garrincha”, Ruy Castro, é o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras. O jornalista foi eleito ontem (6), com 32 votos entre 35 possíveis. Desta forma, o autor assumirá a cadeira que era ocupada pelo ex-Ministro da Cultura, Sérgio Rouanet, falecido em julho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A obra, que foi publicada em 1995, conta a controversa história do astro de pernas tortas, que brilhou com as camisas do Botafogo, Corinthians e da Seleção Brasileira. Com o livro, Ruy Castro recebeu o Prêmio Jabuti e se tornou um dos autores mais importantes da literatura brasileira.

O novo membro da Academia Brasileira de Letras começou a sua carreira como jornalista no ano de 1967, no Correio da Manhã. Ao longo de duas década, Ruy Castro atuou em diversas redações no eixo Rio de Janeiro e São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O trabalho como autor surgiu nos anos de 1990, quando escreveu o livro “Chega de Saudade: a História e as Histórias da Bossa Nova”. Ao todo foram 20 obras e além da biografia de Garrinha, Castro também publicou um outro livro dedicado ao futebol em 2004: “Flamengo: O Vermelho e o Negro“.

Better Collective